Grupo Amigos do Buraco

GrupoBuracoPoucos dão por ele, mas está bem à vista de todos, na Rua dos Pescadores, mesmo à porta da antiga Casa dos Churros, que depois foi um restaurante chinês (ainda lá está a tabuleta Xia Yang) e agora é… bem, uma loja que vende muitas coisas e que se chama Good Mart.

Como dizíamos, mesmo à porta deste estabelecimento, pode-se ver na tijoleira este curioso Grupo de Amigos do Buraco, onde estavam gravados todos os nomes dos seus membros.

Estavam, pois alguns já foram apagados pelo uso e pela paupérrima qualidade do piso.

O Notícias da Gandaia, que mete o nariz sem ser chamado, ainda no tempo da Casa dos Churros perguntou o que era aquele Grupo de Amigos. Na verdade tinha sido o Pedro Gamboa que nos havia chamado a atenção, mas ninguém sabia o que vinha a ser aquele Grupo.

Pelo que então nos foi contado, a coisa remonta ao tempo em que se estava a refazer o pavimento da Rua dos Pescadores e havia, naturalmente, um buraco. Ora as pessoas envolvidas nessas obras, engenheiros, empreiteiros, pessoal da Câmara, etc. aproveitaram a desculpa para realizar semanalmente um almoço de confraternização. As obras, como é tradicional no nosso país, demoraram o tempo suficiente para que esses almoços gerassem o tal Grupo de Amigos do Buraco.

E aqui está mais um marco da nossa terra, um marco que passa despercebido a muita gente e que, pelos vistos, tem tendência a desaparecer. É caso para dizer que o buraco acabará por engolir o seu próprio clube de amigos…

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

One thought on “Grupo Amigos do Buraco

  • 7 de Janeiro, 2015 at 20:50
    Permalink

    Boas, aos vasculhar a net e a pesquisar no google o tal restaurante Churros deparei-me com esta obra, no entanto com algumas falhas do qual se me permitirem irei corrigir, o “grupo dos amigos do buraco” não foi “criada” (salvo a expressão) pelas pessoas que trabalhavam na construção da rua, mas sim pelo dono do tal restaurante (José Marques) e pelos frequentadores do mesmo, desde talhantes, pescadores, comerciantes da mesma rua, entre outros. O mesmo jantar do grupo apenas aconteceu uma vez, e depois de as obras terem progredido apenas uma vez mais é que se juntaram mas fazer outro jantar (desta vez num restaurante não muito longe do local). Nos dias de hoje infelizmente, alguns já cá não estão, e os que estão encontram-se reformados ou na miséria graças (aos politicos que governam) este fantástico pais.

    Fica então esta correcção ao vosso dispor e se quiserem fotos ou mesmo algo mais elaborado acerca deste grupo de amigos, o meu email encontra-se a vossa disposição para ajudar.

    Cumprimentos,

    Miguel Costa

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest