Porque Razão… a Paixão…

paixaoPergunto-me vezes sem conta se haverá a nível científico a resposta à pergunta que me faço.
Porque as pessoas se apaixonam? haverá amor à primeira vista?
Porque muitas vezes se apaixonam por quem não as quer?
É estranho não? vamos ver …amor à primeira vista?
Uns dizem não, é preciso conhecer muito bem uma pessoa, para com toda a propriedade chegar à conclusão que a amamos, dizem que o que chamamos amor à primeira vista é somente paixão, que depois de passar pode ou não derivar num verdadeiro amor.
Dizem-me outros que não, existe sim amor á primeira vista, mas não se explica, não se sabe porquê, aquele ou aquela especificamente e não outro qualquer que nos ama e desdenhamos.
Agora porque nos apaixonamos ?

E falo do estado beatífico de fome, de sede, borboletas no estômago, rir á toa, ver o mundo mais colorido, parecer de repente que nós somos os únicos que sentimos isto, vontade de gritar a toda a gente o que ele fez,  ele disse, ter gravadas na memória,  todas as palavras,  gestos maneirismos,  traços da pessoa em questão e segundo a segundo revivê-los, viver num estado permanente de deslumbramento e felicidade aqui e ali ensombrados pelas lágrimas se a pessoa em questão não nos corresponde.
Se assim é porque então não o conseguimos esquecer e muitas vezes damos por nós a humilhar-nos, e mesmo sabendo que não devemos, a implorar pelo menos um segundo olhar ou uma palavra amiga.
É química dizem uns, é o destino dizem outros, estava escrito… mas eu continuo a perguntar… não haverá uma explicação mais cientifica? mais credível?
Porque isto de ser destino ou algo parecido não me convence, somos seres evoluídos, ao contrário… pensamos… dos outros seres vivos. Como então não conseguimos controlar uma coisa tão simples, como seja pensar racionalmente a quem devemos por várias razões… AMAR.

ANA MARQUES

accleme

Designer Gráfico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest