Xávega à Moda Antiga

RecriaçãoNo próximo sábado, dia 13, o Grupo Desportivo “Os Navegantes” da Fonte da Telha, irá apresentar um evento de Recriação Histórica de um “Lanço de Arte-Xávega à Moda Antiga”.

Esta coletividade informou que “esta recriação histórica terá por base um autêntico Saveiro Meia Lua “de Bicas Curtas”, barco de 6 remadores, constituído no inicio dos anos 70 do Século passado, barco genuíno, que foi pertença da antiga “Arte do Calamote e do Márinho”, e que sempre manteve o seu nome de batismo: “O PIO”.

Este barco, recentemente adquirido pela Junta de Freguesia da Costa de Caparica, foi recuperado, reconstruído e pintado por Paulo Rodrigues, Casimiro Moura e “Mestre” Mário Figueiredo, optando por se manter a grande maioria das madeiras originais, tendo sido decorado tal como era na sua época.

O evento está previsto ter inicio pelas 10,00 horas, com a cerimónia de inauguração desta “peça viva museológica” , seguida do “Deitar Abaixo” para um Lanço “à antiga” , a remos, com o posterior “Alar das Redes” a cinto pela “Companha”.

A Recriação Histórica terá como “Arrais” Mestre Márinho , sendo o Calador , o Espadilheiro e os 6 Remadores todos eles ex-membros da Companha original, sendo que os participantes que queiram participar na tarefa de “Alar das Redes” deverão levar “cinto de alar” e estarem descalços, usarem barrete de pecador ou boné e de preferência  usarem roupas à antiga.

 

Convidamos todos a visitar a Fonte da Telha, no próximo Sábado, a partir das 10,00 horas, para assistirem ao vivo a uma das mais belas e famosas tradições  das gentes do Mar do nosso Concelho.

Pela tarde, a partir das 16,00 horas irá haver Arraial e Bailarico com o reconhecido artista popular Vítor Ginja.

Durante o dia haverá serviço de Bar com Bebidas e Petiscos, a preços convidativos, no Coreto do Largo dos Pescadores.

Venha até a Fonte da Telha, traga os familiares ou os amigos, venha ver ou venha participar, nós iremos gostar de vos ver por cá!”

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest