“Habitação para os jovens é garantia de futuro”

Álvaro Santos, Presidente da Cooperativa de Habitação Irmanadora, apresenta o projeto de construção de mais de uma centena de fogos destinados a casais jovens, já inscritos na Junta de Freguesia. “Temos acesso ao financiamento do IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana)”, garante, e comenta: “ter financiamento garantido a 80% do total, pagável em 25 anos, nos tempos que correm, constitui uma oportunidade que não se pode desperdiçar”.

O terreno onde se poderia implantar este projeto é propriedade da Junta de Freguesia na sua quase totalidade e situa-se na orla do Parque Urbano, onde antigamente se situavam instalações da Junta de Freguesia e o campo multiúsos do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica. “Dos 29 lotes, só 3 estão na posse do CostaPolis. No entanto, uma vez que o CostaPolis tem no projeto construir uma nova sede para a Junta, podia-se integrar a sua construção neste terreno, o que seria benéfico inclusivamente na integração de custos”, explica Álvaro Santos.

“Esse terreno está presentemente destinado à construção a custos controlados, mas no âmbito do PER, para garantir o realojamento das famílias desalojadas da mata de Sto. António quando da intervenção do CostaPolis. Porém, todas estas famílias estão já realojadas, cerca de 300, numa ação exemplar da Câmara Municipal de Almada.” Acrescenta depois: “Por esta razão, devíamos manter a construção a custos controlados, mas orientá-la para os casais jovens, uma vez que é essencial mantê-los na comunidade. Como podemos encarar o nosso futuro como comunidade se os jovens têm de sair da terra para conseguir habitação acessível? Mesmo no nosso caso, como cooperativa, quem continuará o trabalho?”

“Há já algum tempo, foram abertas inscrições na Junta de Freguesia para casais jovens. A necessidade é clara. Todos ficamos a ganhar”; Conclui o Presidente da Cooperativa.

A Irmanadora foi criada a 18 de janeiro de 1977 e tem um amplo trabalho realizado que lhe garantiu o reconhecimento e respeito da comunidade. Construiu já mais de 500 casas, um infantário com 43 crianças que presentemente gere, um berçário, e ainda um ginásio que está frequentemente ao serviço da população para os mais diferentes fins.

Tem ainda um outro projeto em desenvolvimento num terreno de 2 mil m2, contíguo ao infantário, onde se projeta construir um Centro Comunitário, um Centro de Dia, de Juventude, assim como a prestação de cuidados continuados de saúde e apoio domiciliário.

Este projeto, que conta com uma parceria com a Fundação Arcelina Victor dos Santos, foi referido pela Presidente da CMA Maria Emília Sousa, no Fórum das Opções Participativas que decorreu na Costa da Caparica no passado dia 1 de março.

O projeto de habitação a custos controlados para casais jovens volta ao centro da conversa. “É uma oportunidade”, esclarece Álvaro Santos, que continua: “A Junta de Freguesia da Costa da Caparica e a Câmara Municipal de Almada têm de trabalhar para este mesmo objetivo. Aproveitar a oportunidade de existir financiamento e garantirem a permanência dos jovens na sua comunidade”.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

2 thoughts on ““Habitação para os jovens é garantia de futuro”

  • 27 de Março, 2012 at 14:27
    Permalink

    percebo que falta dinheiro para quase tudo mas há questões que poderiam avançar mais rapidamente, muito por culpa das burocracias em que Portugal é fértil… a questão da habitação para os jovens é de vital importância para que a Costa não se torne um deserto durante o inverno, onde há uma gritante falta de transportes e infraestruturas. Falta muito para que se possa dizer: “é bom viver na Costa!”

    Reply
  • 25 de Março, 2012 at 20:02
    Permalink

    Realmente a questão habitacional é de extrema importância assim como a geração de empregos pra se manter os jovens interessados e participativos.
    dando vasão para que eles próprios possam ajudar na reconstrução do mesmo.

    Darão mais valor a terra que ajudou a construir.
    um grande abraço a todos!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest