Designer Internacional

yO designer português André Clemente, que tem colaborado com a Gandaia e é autor de quase todo o seu material de comunicação gráfica, como logos, cartazes (os mais bonitos, claro) da Gandaia e do Auditório Costa da Caparica, tem merecido um grande destaque internacional

André Cortez Pinto Seixas Clemente, nascido em 1967, formado pelo IADE,  já autor de várias marcas portuguesas de relevo como o Banco 7, Império Bonança, Bes (1992, passagem de Bescl para Bes, com André Navarro), entre muitas outras, ficou na shortlist -entre os 15 primeiros de um total de mais de 1100 entradas de 69 países – para uma nova Imagem de Marca para a Yamaha. Marca esta que conviverá lado a lado com a Imagem de Marca principal Yamaha a partir de 2015 ( http://www.graphic-day.com/review/ ). Na votação aberta ao público terminou em terceiro lugar, estando os trabalhos neste momento em análise pelo quadro de júris internacionais e sendo o resultado final anunciado no começo de Janeiro de 2015.

Quando se pensa em Yamaha, provavelmente lembramo-nos dos produtos pelos quais a Yamaha é mais conhecida, ou seja, as motas e os instrumentos musicais. Mesmo assim, a Yamaha parece querer reivindicar o seu espaço no mundo do Design, afirmando que “o Design Gráfico tem o poder da comunicação intuitiva para todas as pessoas do mundo. Este poder espalha-se e apela ao coração. O Design Gráfico reflete o espírito de hoje. O conceito presente nas propostas apresentadas a concurso sobre a forma de “marcas, símbolos e pictogramas” expressa de alguma forma a ideia por de trás da palavra japonesa Kando. Aparentemente, um conceito importante para a Yamaha, significando que o coração “foi profundamente tocado”.

A Yamaha demonstra o relevo e importância que confere ao seu concurso Graphic Design Award, desde logo pela inclusão na sua equipa do notável e conceituado designer Neville Brody, que para além de ter criado o logótipo do concurso (http://www.graphic-day.com/), é também o presidente do júri. Pode vê-lo e ouvi-lo sobre esta competição em https://www.youtube.com/watch?v=BxJmkqbcM1k#t=10, bem como aos outros dois membros do júri, Kawada Manabu , Gerente Geral da Design Laboratory  e Akihiro “Dezi ” Nagaya , Gerente Geral da Yamaha Chief Design Centre(https://www.youtube.com/watch?v=9p4xN4zb4MM )

Força André!!!

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest