Leitura na Terça 13

cleituraContinuando o Ciclo de leituras sobre o nazi-fascismo, a Comunidade de Leitores da Gandaia, depois de Se Isto é um Homem, de Primo Levi, propõe o livro de Robert Antelme, a Espécie Humana.
O orientador da sessão é, como de costume, Nuno Bernardo.

Um dos relatos clássicos e mais emocionantes sobre os horrores dos campos de concentração nazistas.

Robert Antelme, poeta e jornalista, tinha 26 anos quando, em 1943, entrou para uma unidade da Resistência Francesa em Paris, liderada por François Mitterand. Um ano depois, foi preso pela Gestapo e deportado para a Alemanha, onde trabalhou em Gandersheim até a primavera de 1945, quando foi levado para Dachau, até, já perto do fim da guerra, ser resgatado. Antelme percebeu a importância de realizar o impossível: transmitir, pela escrita, a experiência mais extrema, tão desumana que nega a humanidade de suas vítimas. Com uma linguagem que busca representar o irrepresentável, oscilando entre o relato objectivo, meticuloso, e descrições poéticas, Antelme explica o funcionamento e os horrores dos campos de concentração.

Pode seguir o evento no Facebook clicando aqui.

Como sempre, a entrada é livre e todos são bem vindos. O Clube de Leitura reúne no Auditório Costa da Caparica, Praça da Liberdade, 17-A, 1º Andar, na Costa da Caparica, mesmo em frente ao mercado.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest