A Torre de S. Sebastião

TorreVelhaAcaba de sair um artigo de Jorge Machado Dias sobre a Torre de S. Sebastião – Torre Velha – e o seu estado de abandono. Vale a pena ler, bastando para isso clicar aqui. Neste artigo é igualmente citado o trabalho do Arq. Pedro Aboim Inglez Cid, que escolheu este tema para a sua dissertação de Mestrado em História da Arte e que pode ser adquirido, por exemplo, no Arquivo Histórico de Almada.

Recorde-se que o Notícias tinha já assinalado em 2012 este tesouro do nosso município (clique aqui para ler), precisamente pouco antes de ser considerado Património Nacional clique aqui.

Tal como observámos no primeiro artigo, todos se surpreendem quando se fala na Torre de Belém como a segunda Torre e apenas parte dos quatro elementos de defesa da entrada do Tejo, três fortificações e uma Nau ancoradaa meio do estuário, pois os canhões não tinham alcance suficiente.

O nome de Torre Velha deve-se ao fato de ser anterior à de Belém.

Mas não é tudo. Integrado nesse conjunto arquitetónico está ainda o Lazareto. A instalação hospitalar de quarentena para quem tentasse entrar por barco estando doente. Temos mais presentes na nossa memória visual o Lazareto americano de Ellis Island (ou Hospital dos Imigrantes) do que o nosso, o qual é largamente desconhecido.

Depois disto tudo, o problema é que continua em ruínas o que pensamos ser o único monumento existente no município que é considerado Património Nacional…

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest