Mercado da Horta

A marcar o início da Primavera e a celebrar o Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Almada preparou um amplo programa de atividades que decorrerá de 19 a 21 de Março.

Eco-trocas de materiais recicláveis por plantas, ateliês sobre construção de hortas em pequenos espaços, um mercado de produtos hortícolas e plantas mediterrânicas, contadores de histórias, distribuição de materiais pedagógicos em escolas, recolha de selfies “Almada mais Verde” e o lançamento de uma aplicação para telemóvel sobre o filme “Papel de Natal” são algumas destas iniciativas a descobrir.

RECICLAR PARA PLANTAR

A Casa Municipal do Ambiente volta a dinamizar a ação “Reciclar para Plantar”. Nos dias 19 e 20 de Março serão oferecidas árvores, arbustos e plantas aromáticas, típicas da flora portuguesa, a quem trouxer materiais recicláveis. Por exemplo, 10 embalagens de leite ou sumo podem ser trocadas por uma planta.

A tabela de Eco-trocas “Reciclar para Plantar” com os materiais que podem ser trocados e respetivas quantidades está disponível nos contactos em rodapé.

Devido ao limite de stock, as eco-trocas estão limitadas a duas plantas por munícipe e 5 por entidade.

ATELIÊS “UMA HORTA NA CIDADE”

Também nos dias 19 e 20 na Casa Municipal do Ambiente, e no dia 21 no CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, decorrerão várias oficinas onde serão apresentadas noções básicas para a construção de uma horta num pequeno espaço na cidade, como uma varanda, ou mesmo uma simples floreira. Serão demonstradas algumas práticas de horticultura biológica, soluções económicas para se construir uma horta numa varanda, as plantas e culturas mais indicadas, as pragas e doenças, os substratos adequados e a produção de composto em casa, aproveitando os restos orgânicos que iriam para o lixo. A participação nestas oficinas é gratuita mas requer inscrição prévia

Ateliês 1 e 3 “Uma horta na cidade: Práticas de agricultura sustentáveis”

Data e local: 19 de Março, das 14H30 às 17H30, Casa Municipal do Ambiente, Almada

21 Março, 14h30 às 17h30, CMIA Costa Caparica

Descrição: Oficina prática de introdução à construção de uma horta biológica num pequeno espaço na cidade como um terraço, uma varanda ou apenas uma floreira. Noções básicas sobre práticas de horticultura biológica, substratos, transplantes, rega, ferramentas a utilizar, espécies vegetais recomendadas, consociações, principais

pragas e doenças e como combatê-las.

Ateliê 2 “Compostagem e Biofertilizantes caseiros”

Data e local: 20 de Março, das 14H30 às 17H30, Casa Municipal do Ambiente, Almada

Descrição: Oficina prática de construção e manutenção de um compostor doméstico a colocar num apartamento ou varanda. O que é a compostagem e a vermicompostagem, exemplos de soluções, materiais a colocar no compostor, cuidados a te e aplicações do composto, serão alguns dos conteúdos abordados de forma demonstrativa.

Formadora: Sílvia da Floresta

Público-alvo: Todos os interessados, até 20 participantes

Inscrições: Até 17 de março

PREMIAR QUEM AJUDA A TORNAR “ALMADA MAIS VERDE”

Para premiar aqueles que participam na ação “Almada Reciclar para Plantar”, será oferecida uma lembrança especial às primeiras 50 fotografias que forem enviadas até dia 27 de Março. Essas fotos, tipo “selfie”, devem incluir a pessoa que plantou e a planta em si, ou as plantas adotadas em anos anteriores, que tenham sido preferencialmente plantadas no concelho de Almada.

MERCADO DA HORTA

Também no dia 21 de Março, no CMIA da Costa da Caparica, junto ao Jardim Urbano em S. João da Caparica, decorrerá um mercado de rua onde vários produtores da região darão a conhecer o seu trabalho e produtos. No “Mercado da Horta” pode encontrar plantas mediterrânicas para o seu jardim ou varanda, produtos hortícolas, artesanato natural, pomadas medicinais, mel, compotas feitas com produtos locais, e muito mais. Para descobrir, entre as 10h00 e as 18h00.

HORAS DO CONTO “HISTÓRIAS DA NATUREZA”

Durante as manhãs dos dias 19 e 20, na Casa Municipal do Ambiente, decorrerão sessões de conto de histórias, dedicadas aos mais pequenos.

Hora do conto “Herberto” de Lara Hawthorne

Data e local: 19 de Março, das 10H30 às 11H30, Casa Municipal do Ambiente, Almada

Sinopse: Herberto é uma lesma irresistível no modo como descobre o mundo à sua volta, aprendendo a dar o devido valor às coisas importantes, mesmo que estas pareçam pequenas. No quintal onde vive vagarosamente, cruza-se com alguns animais muito ocupados nas suas criações que demonstram capacidades artísticas extraordinárias. Admirado com o que fazem, Herberto deseja secretamente criar como eles, será capaz?

Hora do conto “A árvore das folhas A4” de Carles Cano e Carlos Ortin

Data e local: 20 de Março, das 10H30 às 11H30, Casa Municipal do Ambiente, Almada

Sinopse: Era uma vez uma árvore que sabia que um dia se converteria em papel. Uma primavera, quando chegou a hora de renovar o seu vestuário e brotar folhas novas, vestiu-se de folhas de papel, em concreto, de folhas de

papel de tamanho A4. Mas como será viver com folhas A4 durante todo o ano?

Dinamização: Rede Municipal das Bibliotecas de Almada. Público-alvo: Crianças de 1.º Ciclo, 1 turma por sessão. Inscrições: Até 17 de março

OFERTA DE RECURSOS EDUCATIVOS SOBRE A NATUREZA DE ALMADA

Ao longo da semana que antecede a Primavera, serão distribuídos junto de escolas e bibliotecas municipais dois DVD’s recentemente lançad0s pela Câmara Municipal de Almada dedicadas ao património natural do concelho:

– DVD “Almada: Banhada por um mar de História”, de Pedro de Carvalho e narração de Eduardo Rêgo

– DVD “Almada: Entre o Rio e o Mar”, de Luis Quinta e Ricardo Guerreiro, com narração de Eduardo Rêgo

LANÇAMENTO DE APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL “PAPEL DE NATAL”

Também durante esta semana será lançada uma aplicação para telemóveis Android e Apple, sobre o filme “Papel de Natal”, lançado na última quadra natalícia, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada e a produtora Filmes da Praça. Esta aplicação, que poderá ser instalada gratuitamente, leva os seus utilizadores por vários momentos deste filme mágico que mistura técnicas de animação com imagens reais rodadas em Almada.

O filme, e esta aplicação, contam a história apaixonante de Dodu, um destemido boneco de cartão, Camila, uma menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, que resgatam o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e salvando todas as florestas da Terra.

Informações e inscrições:

Câmara Municipal de Almada

Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental

Tel. 21 272 25 18 | ecoteca@cma.m-almada.pt | www.m-almada.pt/ambiente

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest