Museu do Mar e do Pescador

A Assembleia Municipal reunida no final do mês passado decidiu recomendar à Câmara o estudo necessário à criação do Museu do Mar e do Pescador, reconhecendo a importância deste setor de atividade na nossa região e também a importância da Arte-Xávega e a sua cultura.

A mensagem da Gandaia – e não só – parece estar a passar. Estamos com um tesouro entre mãos e não nos estamos a referir à economia do pescado mas sim à milenar tradição da Arte-Xávega que se fixou nas nossas dunas há alguns séculos, mas constitui uma técnica, não só de pesca, mas também de construção de embarcações, de redes, de casas que se registam há milhares de anos, desde a Mesopotâmia, como a Gandaia tem assinalado, por exemplo, aqui no Notícias.

Espera-se, porém, que a Câmara venha a implantar este Museu na Costa da Caparica e não em Almada. Atenção a este detalhe fundamental!

Aplaude-se, portanto esta iniciativa da Câmara e do Centro de Arqueologia de Almada que elaboraram um trabalho valioso que tem como objetivo o reconhecimento da Arte-Xávega como Património Imaterial.

Merece aqui destaque o trabalho de Francisco Silva, atual presidente do Centro de Arqueologia, que acompanha e estuda a Arte-Xávega há muitos anos e que foi a força motriz da elaboração dos documentos que permitiram a aprovação deste objetivo pela Câmara Municipal.

Aplausos, uma vez mais. Este é o caminho!

Como de costume, publicamos o resumo da atividade da Assembleia Municipal dos passados dias 26 e 27 de fevereiro. Para ler, clicar aqui.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest