Revista MUSA

RoqueGameiro 350Saíu finalmente o nº 4 da Revista MUSA, do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal que dá um destaque muito especial à “nossa” arte-xávega”, com um enfoque no seu barco característico: o Meia-Lua.

Uma vez que o artigo sobre aquele saveiro é da autoria do Diretor do Notícias da Gandaia, preferimos usar as palavras do Setúbal na Rede: “Começa por ser um belo livro de 285 páginas, com a capa dedicada à arte da xávega na Costa da Caparica. Poucos se recordarão da embarcação tradicional “Meia-lua”, varada no areal da Caparica, remoendo saudades da Beira Litoral. Mas para os interessados no património náutico português, a presente publicação propõe uma revisitação a este barco singular através  de um portfólio do arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Almada e de um artigo da autoria de Ricardo Salomão.”

Pode ler o artigo original, no Setúbal na Rede, clicando aqui.

Conta-nos Ricardo Salomão que “no início – trata-se de um artigo entregue em 2013 – a ideia era de incluir na revista um fac-símile do livro de J. A. Neves Cabral, “O Meia-Lua da Costa da Caparica”, publicado pela Junta Distrital de Setúbal em 1969 e cujos direitos foram herdados pelo MAEDS. A esse fac-símile juntar-se-ía o meu artigo que constituiria uma atualização, por assim dizer…” infelizmente, o projeto acabou por não ser viável e restou a publicação do artigo original.

A verdade é que continua a ganhar visibilidade o “tesouro” cultural e patrimonial da Costa da Caparica – a Arte-Xávega.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest