Campainhas Amarelas

Campainhas AmarelasAs flores silvestres são por vezes de uma rara beleza… é preciso saber olhá-las, conhecê-las, para melhor as admirar e as não destruirmos.

Uma foto para recordar, como esta que obtivemos, em 20 de Fevereiro de 2015, no alto das arribas fosseis, junto ao miradouro dos Capuchos, é a melhor atitude de quem ama a Natureza e gosta de a dar a conhecer aos outros. Não é uma planta rara mas está inserida na lista das protegidas.

Com o nome científico de Narcissus bulbocodium, subsp. obesus, pertence à família Amaryllidaceae, e são conhecidos vulgarmente por campainhas-amarelas ou campainhas-dos-montes.

Para saber mais sobre esta espécie, e sobre a flora de Portugal, aconselhamos o site flora-on, onde encontrará tudo, ou quase tudo, o que procura. Neste nosso jornal digital da Gandaia procurarei dar-vos a conhecer alguns aspectos da Natureza desta nossa Costa da Caparica e do concelho de Almada…

Agradeço ao jovem biólogo da Faculdade de Ciências de Lisboa, João Farminhão, a ajuda preciosa que me deu, na identificação desta flor, e na disponibilidade para ajudas futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest