Costa Premiada

ng5833559Cozinha Comunitária ganha reconhecimento internacional

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Edifício do Ano 2016, promovido pela plataforma Archdaily, que pretende distinguir o que de melhor se faz na Arquitectura.

A Cozinha Comunitária das Terras da Costa, na Costa de Caparica, da responsabilidade do ateliermob e do Coletivo Warehouse, venceu a categoria de arquitetura pública.

A instalação desta cozinha comunitária foi o ponto de partida para que o bairro ilegal das Terras da Costa passasse a ter acesso a água canalizada e saneamento básico.

Segundo declarações de Tiago Saraiva, do ateliermob, ao DN, “A visibilidade que o prémio traz pode ser determinante para conseguir o financiamento necessário à fase seguinte da cozinha comunitária das Terras da Costa”. Os arquitectos do colectivo já se encontram novamente em contacto com a comunidade para avaliar as necessidades das famílias.

Este projecto é um dos três portugueses vencedores. Os outros são o Cella Bar, nos Açores, do ateliê FCC Arquitectura e Paulo Lobo, na categoria de hospitalidade e a Casa de Guimarães, de Elisabete de Oliveira Saldanha, na categoria de remodelação.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma “online” de informação e divulgação da arquitectura, que atribui este prémio anualmente. Nesta 7ª edição foram apresentados 3.000 projetos de todo o mundo, distribuídos por 14 categorias, sendo que entre os 70 finalistas ficaram sete projectos de arquitectos portugueses.

Para ler a notícia no DN clicar aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest