Processed with VSCOcam with a4 preset

Estas mãos…

Processed with VSCOcam with a4 preset
Processed with VSCOcam with a4 preset

Estas mãos…

Estas são as mãos da minha neta Inês e do meu bisneto Vasco, quando ele ainda não tinha um ano de idade…faz agora, em 20 de Março, o seu primeiro aniversário. A Inês escreveu este texto que me enviou e que não resisti a publicá-lo com a sua autorização…obrigado minha querida neta…para todos os pais e mães que certamente gostarão de o ler:

« Agora és pequenino e a minha mão segura a tua, mas um dia será a tua a cuidar de mim (ai as saudades da mão dada à avó Jú, daquelas mãos macias, cheinhas de rugas) mas antes disso a tua mão cuidará da pessoa que o destino se encarregará de por ao teu lado. É sobre a tua mão que te queria falar, essa que usas para nos fazer festinhas na cara enquanto adormeces.

Nunca te esqueças de quem escolheres ser e lembra-te sempre, sempre, que todos os teus gestos, mesmo os minúsculos, importam. Quando escolheres uma pessoa para estar perto de ti, lembra-te da minha mão na tua e das do teu pai a apoiar-me as costas em festas, pousadas na minha perna quando conduzo e dentro do meu cabelo quando choro.

No colégio diziam-nos que quando se sabe qual é o caminho certo, o difícil é não o escolher. O problema é saber qual é o certo. Não te vou poder proteger sempre de tudo, mas posso-te ensinar o que sei sobre o amor e isso bastar te á. Dizer-te que a estrada por onde ir é sempre a que demora mais, porque tens de ir parando para ajudar os que estão perdidos, os que estão cansados, os que precisam da tua companhia para continuar a andar.

Depois, um dia, quando vieres ter comigo e me disseres que sentes a angustia pelo futuro, aí vou deixar-te perceber que não é o destino que interessa e vais ficar em paz porque saberás que fizeste tudo o melhor que soubeste, que cuidaste dos outros como nos viste a cuidar de nós, com o coração no sitio certo. Sentados no sofá, vou por a tua mão enorme na minha e veremos um filme enquanto eu rio para dentro, a lembrar-me de quando ainda eras pequenino.»

Texto e foto de Inês Maldonado.

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 2 de Março de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest