Xávega à Antiga

Nabais 03Irá decorrer no próximo dia 30 de Julho a 3ª recriação histórica de um Lance de Arte-Xávega à Moda Antiga na Fonte da Telha.

Com organização do Clube os Navegantes da Fonte da Telha em co-participação com o Motoclube Patafundo este evento com forte participação popular visa manter viva uma das mais belas tradições da nossa região.

Com a participação de “O PIO” o ultimo dos barcos da Xávega Tradicional de 6 remadores , a organização convida a todos os que queiram participar que se vistam “á moda antiga” .

As redes serão “aladas” á mão e a cinto tal como antigamente , seguir-se-á uma  famosa e tradicional caldeirada “á pescador” , peixe grelhado , animação e bailarico popular.

Traga a família ou os amigos e venha ver ou participar connosco.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

One thought on “Xávega à Antiga

  • 22 de Julho, 2016 at 11:47
    Permalink

    Excelente iniciativa , uma forma de reviver uma tradição que fez parte do passado de muitas e muitas familias de pescadores e de veraneantes e que hoje em dia é uma mais-valia para a actividade turistica e uma forma de vida e de sustento para muitas familias com a inegável vantagem do fornecimento de pescado deversificado de alta frescura .

    As actividades começam pelas 9.00 horas , com o inicio do “lance” á antiga com o barco a largar a rede “a remos” e o posterior alar das redes á força de braço , á antiga.

    Vale bem a pena levantar cedinho , vestir uma roupa “á antiga” e ver e participar neste evento e ver a chegado do peixe capturado com a colaboração dos intervenientes.

    Não se acanhe , apareça trajado á epoca bem cedo e vai ver que se vai divertir com a certeza de que será muito bem vindo.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest