5 de Outubro, 18h – DEBATE

republica 2014A Gandaia, mais uma vez, vem comemorar o aniversário da implantação da República em Portugal.

Desta vez com um debate público, aberto a todos, sobre o tema “O Estado da República”. pareceu-nos apropriado que, em vez de convidar alguém especial para falar sobre o assunto, sejamos todos a tomar a voz e apresentar e debater ideias.

Parece-nos que a efeméride não pode deixar de ser evocada, e até que muitos não lhe dão a importância devida, o relevo que a mudança, de uma política em que alguns, apenas pelo nascimento, tinham direito e acesso a um grande número de regalias, para uma outra situação em que o estado era de todos os cidadãos, independentemente do seu nascimento, da cor da sua pele, do seu género, da sua tendência religiosa ou sexual…

A República, apesar de ter sido implantada há mais de 100 anos, não é coisa completa e terminada. É algo – como a democracia – que se constrói diariamente, que se institui através dos nossos hábitos, através da nossa cultura.

A Gandaia não pode deixar de contribuir para esta construção, não pode deixar esmorecer este ideal de igualdade, fraternidade e liberdade.

Junte-se a nós, no próximo domingo, dia 5 de outubro, pelas 18 horas, venha debater connosco o Estado da República, da democracia e, sobretudo, do que cada um de nós pode fazer para melhorá-las…

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest