6400 assinam petição contra contentores

contentoresCerca de 6.400 pessoas consideram que a intenção do Governo de construir um terminal de contentores na Trafaria é um «crime de lesa pátria«, numa petição hoje entregue pelos autarcas de Almada na Assembleia da República.

O abaixo-assinado, que recolheu as assinaturas em menos de um mês, foi entregue no parlamento pela presidente da Câmara de Almada, Maria Emília de Sousa (CDU), o presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Manuel Maia (CDU) e os presidentes das 11 juntas de freguesia do concelho.

O documento transmite uma «profunda convicção de que a concretização da construção deste terminal corresponderá a um crime ambiental de lesa pátria, incidindo numa zona de grande riqueza ambiental e paisagística».

Em declarações aos jornalistas no parlamento, Maria Emília de Sousa afirmou que a contestação ao projeto anunciado pelo governo em fevereiro – que deverá ocupar uma área de 200 a 300 hectares de plano de água e terra – pretende «defender a beleza natural do concelho e o seu potencial para o turismo, para o desenvolvimento tecnológico e das indústrias criativas».

«Somos pelo desenvolvimento, mas temos o nosso rumo traçado. A estratégia de desenvolvimento para aquele território no quadro da Área Metropolitana de Lisboa seria completamente esmagada com esta ideia», declarou a autarca comunista, que se mostrou preocupada com a previsão de construção de uma linha de caminho de ferro entre Trafaria e Setil (Cartaxo), «com comboios de mercadorias de 700 metros, para levarem depois os produtos para o norte do país».

A presidente do município de Almada chamou a atenção para a «necessidade de explorar Sines, cujo potencial está muito aquém de ser aproveitado».

A questão ambiental também preocupa os autarcas: «Temos ali uma área de reprodução de fauna marinha que é muitíssimo importante, e que seria destruída», disse a autarca, alertando ainda para a destruição de centenas de postos de trabalho entre a comunidade piscatória.

Uma perda de emprego que não seria compensada pelo terminal de contentores, que deverá criar 400 postos de trabalho.

Na petição, é exigido ao Governo que retome o «projeto estratégico» do Arco Ribeirinho Sul, envolvendo os concelhos de Almada, Barreiro e Montijo, que poderá «gerar 60 mil postos de trabalho», além da continuação do programa Polis na Costa de Caparica, que deverá criar entre 10 a 15 mil novos empregos, referiu Maria Emília de Sousa.

A petição deverá agora seguir para debate pelo plenário da Assembleia da República, uma vez que excede as 4.000 assinaturas exigidas para esse efeito.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest