Abrigo em Consulta, APA Baralha

PortoAbrigoRecebemos a informação, através do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, de que se encontra em consulta pública até ao dia 21 de janeiro o Estudo de Impacto Ambiental do projeto “Zona de Abrigo para Embarcações de Pesca na Cova do Vapor”, promovido pela Administração do Porto de Lisboa. Projeto a que o Notícias já deu destaque anteriormente e de grande interesse para a comunidade de pescadores da região.

Qualquer cidadão pode participar na referida consulta, dando a sua opinião/parecer. O documento pode ser consultado na Câmara Municipal de Almada, na Agência Portuguesa do Ambiente, na CCDR de LVT.

Na Câmara Municipal o documento está disponível na Casa Municipal do Ambiente/Ecoteca de Almada, sita na Rua Bernardo Francisco da Costa em Almada (junto ao Mercado Municipal de Almada) de segunda a sexta-feira, entre as 09H30 e as 12H30 e entre as 14H00 e as 17H30.

Fica aqui cumprido, e com brio, a obrigação autárquica, restando ao cidadão tentar consultar o processo. E aqui é que a porcina torce o seu apêndice traseiro.

É também suposto que este documento esteja disponível na Internet, no website da Agência Portuguesa para o Ambiente  (www.apambiente.pt). O Notícias foi verificar e, qual não foi o espanto, só encontrou a Nota de Imprensa, ainda por cima misturando a situação, confundindo a Cova do Vapor, situando-a na freguesia de Sines (clique aqui para ver, pois mesmo só vendo!).

Com alguma dificuldade e muita (mas mesmo muita) paciência, lá chegamos ao EIA. Sabe o que é o EIA? Pois, a impressão que fica é que é mesmo para não saber e desistir. Significa Estudo de Impacto Ambiental (clique aqui para ver). Muito bem, é um menu e clicando – às vezes – lá abre os documentos. O problema é saber onde estão os raios dos documentos, pois abre coisas complicadíssimas que abrem, por exemplo, estudos sobre a Exploração do Suinícola Monte Novo da Azinheirinha e mais trinta mil coisas…

Ora sendo o Notícias da Gandaia um estraordinário órgão de informação ao serviço dos habitantes, visitantes ou meramente amigos da Frente Atlântica do Concelho de Almada, deu-se ao trabalho de ultrapassar todas estas barreiras para oferecer aos seus leitores o verdadeiro suco do naco da barbatana e, aqui e em mais nenhum lugar, podem consultar sem mais o Resumo Não Técnico (clicar aqui). Para os entendidos. podem escolher todos os elementos clicando aqui e acedendo aum menú daqueles que, além de funcionar, dão a perceber perfeitamente a que documentos dão acesso.

Uf! Agora digam lá se não é coisa boa ter um jornal? Para os que ainda querem ter menos trabalho para saber o que se planeia fazer na Cova do Vapor, é só dar uma vista de olhos no “boneco”.

Para nós, Notícias da Gandaia, concordamos com o Sr. Presidente da Assembleia Municipal e convidamos os cidadãos a informarem-se e participarem neste processo de consulta.

 

 

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest