Arriba Fóssil em Cogestão

A Câmara de Almada pretende constituir uma equipa de cogestão da Arriba Fóssil com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), disse a presidente da autarquia.

“Iniciámos os trabalhos [com o ICNF] para poder criar aqui uma equipa de cogestão, no âmbito das transferências de competências, justamente para a nossa Arriba Fóssil, para o nosso património natural”.

Segundo a Câmara de Almada, a nova Equipa de Sapadores Florestais (ESF) é constituída por trabalhadores especializados, com perfil e formação específica para atividades de silvicultura preventiva e defesa da floresta.

Dispõe também de “duas viaturas, uma viatura todo o terreno, equipada com uma unidade hidráulica para supressão de incêndios, e uma mini-giratória, equipada com destroçadores para limpeza de matos”.

Os primeiros cinco elementos da ESF, que hoje foram apresentados no Parque da Paz, terão como principais funções a manutenção e proteção de povoamentos florestais e a sensibilização das populações em matéria de proteção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo e da limpeza das florestas.

A nova ESF permite também ao município de Almada assumirum papel fundamental na vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, designadamente na área florestal da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

No futuro, os sapadores florestais de Almada poderão vir a ser integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), de âmbito nacional.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest