Bairros Sociais Têm “Vista Maravilhosa”

Foi com esta expressão, “vista maravilhosa”, e aparentemente sem qualquer ironia, que Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, elogiou os bairros sociais do concelho, na reunião pública realizada esta semana, afirmando ainda: “Eu própria ia para lá [Bairro Amarelo] viver amanhã.”

O registo está disponível no YouTube, pois, como é habitual, a reunião camarária foi transmitida em streaming. O comentário surge no seguimento do debate suscitado pelos vereadores em torno dos planos de construção, “sobretudo de privados”, destinados ao Porto Brandão, que merecem pareceres favoráveis de Inês Medeiros, principalmente o “hotel de cinco estrelas” a construir naquela localidade. A esquerda opõe-se a estes planos, devido à possibilidade de “valorização” da zona, que agravará os valores das rendas.

A afirmação da autarca socialista está, como não podia deixar de ser, a criar controvérsia, principalmente depois da partilha de Joana Mortágua na rede social Twitter. A deputada do Bloco de Esquerda, que é também vereadora na Câmara Municipal de Almada, partilhou um vídeo de 29 segundos em que Inês Medeiros afirma: “Almada tem este privilégio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos, com uma vista invejável. Eu devo dizer que qualquer bairro social da Margem Norte tem inveja.” Entre risos, a autarca acrescentou: “Eu própria iria viver para o Bairro Amarelo, com aquela vista maravilhosa.”, tendo, de seguida, autarca explanado o que considera ser um “privilégio” específico do concelho de Almada, no qual não é visível “um sistema de guetização, que nós sabemos que é muito prejudicial”, devido, de acordo com a presidente da Câmara, aos esforços da tutela camarária para promover a “mistura social, para bem de todos e para os direitos de todos.”

No Twitter, Joana Mortágua criticou o comentário da socialista, referindo que “a presidente da Câmara de Almada acha que os moradores dos bairros sociais são uns privilegiados pela ‘vista-rio’ e até diz que não se importava de mudar para o Bairro Amarelo.” A vereadora e deputada acrescenta: “Isto enquanto justifica a aprovação de um hotel de cinco estrelas no Porto Brandão. Qualquer comentário é redundante.”

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

One thought on “Bairros Sociais Têm “Vista Maravilhosa”

  • 4 de Outubro, 2020 at 15:46
    Permalink

    Na verdade, qualquer comentário adicional seria redundante.
    Que tristeza!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest