Bandeira Azul

Já foram divulgadas as praias nacionais que podem içar a Bandeira Azul neste ano em que o perigo se soma à pandemia e com tantas dúvidas sobre o ritual outrora simples de se deitar na areia e mergulhar para afastar o calor.

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 360 praias fluviais e costeiras, mais oito do que em 2019, anunciou, esta quarta-feira, a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, que pede responsabilidade aos veraneantes no regresso ao mar.

As distinções deste ano, foram apresentadas em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras e contemplam 322 praias costeiras, mais cinco do que em 2019, e 38 fluviais, mais três do que no ano passado.

As praias estão distribuídas pelo Algarve (87), Norte (76), Tejo (57), Centro (46), Alentejo (36), Açores (42) e Madeira (16).

Devido à pandemia da covid-19, o tema deste ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.

Quanto a regulamentos de segurança, José Archer, da Associação Bandeira Azul, realçou que cabe às entidades responsáveis pela praia, pela marina ou pela embarcação galardoada implementar as regras extraordinárias no seu espaço.

“Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é seguro frequentar essa praia”, afirmou, salientado que a fruição destes espaços públicos vai depender da responsabilidade de cada um.

José Archer salientou ainda que a diversidade das praias é imensa e que quando se fala em medidas de adaptação às regras significa que as autoridade locais têm de adaptar as recomendações gerais à realidade local.

Assim, no nosso extenso areal temos as seguintes praias distinguidas:

Praia da Mata

Praia do CDS – Santo António

Praia Nova

Praia da Rainha

Praia de S. João da Caparica

Praia da Sereia

Tarquínio-Paraíso

Dragão Vermelho.

No que respeita os nossos vizinhos do sul, em Sesimbra, mantêm-se a praia da Lagoa de Albufeira – Mar e a do Moinho de Baixo-Meco.

Para quase 30 Km de praia, podiam ser mais…

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest