Câmara: Ferries em Cacilhas e na Trafaria

A Câmara Municipal de Almada defende a manutenção dos ferriesem Cacilhas, mas concorda com os ferries na Trafaria.

Dizemos nós: Sol na Eira e no Nabal… Apela a Câmara para que a Transtejo “reponha o transporte fluvial de automóveis em Cacilhas. A autarquia concorda com a oferta de ferries a partir da Trafaria, defendendo a continuidade deste serviço também em Cacilhas.”

Diz o comunicado da CMA (que pode ler clicando aqui):

“A Câmara Municipal de Almada saúda a abertura do serviço de transporte de viaturas automóveis entre a Trafaria e Lisboa, mas não pode acompanhar a decisão de encerramento total do mesmo serviço em Cacilhas, uma vez que não encontra fundamentação suscetível de suportar uma tal decisão, tendo em conta as necessidades dos utentes que utilizam o transporte fluvial entre as duas margens do Tejo.
A autarquia reconhece a utilidade do serviço de transporte fluvial de automóveis a partir da Trafaria, passando por Porto Brandão, contributo importante para a dinamização económica de uma área do concelho cuja influência ultrapassa a freguesia da Trafaria, beneficiando igualmente a Costa da Caparica, a Caparica, a Sobreda e a Charneca de Caparica.
Sublinha, no entanto, que não existem demasiados recursos para o transporte de atravessamento do rio Tejo nas suas ligações entre Almada, os concelhos da Margem Sul do Tejo e Lisboa.
São conhecidas as limitações e dificuldades de circulação registadas na Ponte 25 de Abril, e é igualmente reconhecido que o transporte fluvial de atravessamento entre as margens do Tejo, incluindo o transporte de viaturas automóveis, continua a responder às necessidades de deslocação de um número significativo de utentes e de famílias.

No dia 28 de abril de 2014, também a Assembleia Municipal de Almada aprovou uma moção em defesa da reposição do transporte fluvial de veículos em Cacilhas.”

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest