Cassiano Branco

800 Costa de Caparica Praia Atlântico Pormenor de Solução Urbanística Cassiano BrancoO blogue “Mar da Costa” publicou um artigo interessante sobre o Projeto de Cassiano Branco, enquadrando a proposta utópica daquele arquiteto num pressuposto teórico de “cidade jardim”, de Ebenezer Howard.

Este artigo é, não só merecedor de uma visita, como merecedor de reflexão séria. A questão é que durante várias décadas a visão estratégica que prevalecia para a Costa da Caparica foi precisamente essa, a de um local de fruição, bom para a saúde, orientado para o lazer e, naturalmente, o turismo, mas com um traço forte de preservação do património ambiental, construído e mesmo o imaterial.

Algures nas últimas décadas esses princípios orientadores foram substituídos por outros, nomeadamente o lucro fácil, não só de privados, mas também autárquicos.

Talvez não seja completamente extemporâneo comparar aqui a polémica em Cascais com a direção camarária de um outro Presidente Judas, mas que talvez ressalte uma semelhança dos pressupostos ideológicos.

Para ler o artigo do Blogue “Mar da Costa”, clique aqui.

Para ler o artigo do Notícias da Gandaia de janeiro de 2015 sobre Cassiano Branco, clique aqui.

 

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest