Comemorações do Dia Nacional do Mar

BarcoMar_MiraIrão ter lugar no dia 16 de Novembro as Comemorações do Dia Nacional do Mar na Praia de Mira (Museu Etnográfico e Posto de Turismo e Centro Cultural e Recreativo), e no dia 19 de Novembro, em Lisboa, nas instalações da Sociedade de Geografia, Rua das Portas de S. Antão, 100. .

Organizadas pela Sociedade de Geografia de Lisboa, pela Câmara Municipal de Mira, pelo Instituto Hidrográfico, pelo Centro de Estudos do Mar e pela Confraria Marítima de Portugal, estas jornadas comemorativas do Dia Nacional do Mar de 2013, têm o tema “O Oceano: Literacia e Cidadania”.

 

Programa em Mira (16 de novembro)

11h00/12h30 (no Centro Cultural e Recreativo) – lançamento pelo Instituto Hidrográfico do programa informático de “previsão de ondas para a arte-xávega”.

14h00 (no Museu Etnográfico e Posto de Turismo) – cerimónia de aposição inaugural do carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar, cujo desenho representa
um barco com a forma de “meia-lua”, criado por especial deferência da Direção de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, SA, que deste modo confere dignidade
filatélica ao evento. O posto de correio ad hoc permanece aberto até às 17h00, sendo graciosamente facultados exemplares de um bilhete-postal que reproduz o
cartaz do Dia Nacional do Mar. A edição dos bilhetes-postais deve-se ao apoio concedido pelo Instituto Hidrográfico.

14h30/17h00 (no Centro Cultural e Recreativo) – colóquio “Património marítimo e economia azul”.

17h15 (no Centro Cultural e Recreativo) – sessão de encerramento.

Programa em Lisboa (19 de novembro)

10h30 (no átrio) – inauguração de uma mostra alusiva ao barco “meia-lua”

14h30/17h00 (na sala Algarve) – painel sobre “A criação e manutenção de ambientes literatos ligados ao Oceano e às zonas costeiras”

17h15 (na sala Algarve) – sessão solene, presidida pelo Presidente da SGL, Prof. Cat. Luís Aires-Barros: “O significado da comemoração do Dia Nacional do Mar em 2013”, pelo CAlm. José Bastos Saldanha, Presidente da Secção de Geografia dos Oceanos da SGL.
Conferência “Mar e Literatura”, pelo Prof. Cat. Mário Avelar, da Universidade Aberta.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest