Dia do Mar

marOs Presidentes da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), da Comissão Nacional da UNESCO, da Presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios (Município de Esposende) e da APORVELA ─ Associação Portuguesa de Treino de Vela organizam uma jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar de 2015, sob o tema “O Mar na Presente Legislatura (XIII)”, que terá lugar em 16 de novembro (2.ª feira), em Lisboa, a bordo da Caravela “Vera Cruz” (Doca do Espanhol em Alcântara) e na sede da SGL (R. das Portas de S. Antão, 100).

O Dia Nacional do Mar

Deste modo se procura corresponder ao desafio lançado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/98 de 10 de julho, que institucionalizou o dia 16 de novembro como Dia do Mar, data de entrada em vigor em 1994 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar; tem recebido a designação de Dia Nacional  do Mar para distinguir o seu carácter luso de outros eventos similares, tais como, o Dia Europeu do Mar, o Dia dos Oceanos e o Dia Mundial do Mar.

Programa

11h00, na Caravela “Vera Cruz” (surta na Doca do Espanhol em Alcântara), cerimónia de aposição inaugural do carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar, cujo desenho representa a mesma Caravela, criado por especial deferência da Direção de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, SA, que deste modo confere dignidade filatélica ao evento. O posto de correio ad hoc mantém-se aberto até às 12h00, sendo graciosamente facultados exemplares de um bilhete-postal que reproduz o cartaz do Dia Nacional do Mar.

14h00/17h00, no átrio da SGL, abertura de um posto  de correio ad hoc, sendo graciosamente facultados exemplares de um bilhete-postal, que reproduz o cartaz do Dia Nacional do Mar, para aposição do carimbo comemorativo. A edição dos bilhetes- postais deve-se ao apoio concedido pelo Instituto Hidrográfico.

14h30, no átrio da SGL, inauguração da  mostra sobre  “A Caravela Vera  Cruz”, organizada pela APORVELA, que se mantém em exibição até 27 de novembro.

15h00/17h00, no auditório Adriano Moreira, colóquio “O Mar na Presente Legislatura (XIII)”:

_ Introdução e apresentação das conclusões do ciclo  “Contributo para  o debate político-partidário sobre  uma  agenda do Mar  para  a próxima legislatura, XIII (2015-)”, CAlm José Bastos Saldanha, Presidente da Mesa da Secção de Geografia dos Oceanos da SGL (20 min).

_Súmula de enquadrantes programáticos (10 min).

_Mesa-redonda  “Que  agenda  do  Mar   na  presente  Legislatura  (XIII)?”, moderada pelo Professor João Pereira Neto, Secretário Perpétuo da SGL, com intervenções iniciais (10 min) do Professor Emanuel Gonçalves (qualidade do meio marinho e área da governação), da Professora Lia Gama (perspetiva sociológica e governação colaborativa) e Professor João Guerreiro (socioeconomia do mar) e depois no debate (35 min).

_Debate e fecho (40 min).

17h30, no auditório Adriano Moreira, sessão de encerramento com evocação do Dia da Organização das  Nações Unidas para  a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO):

_Abertura e “O significado da  celebração da  jornada comemorativa do  Dia

Nacional do Mar”, CAlm José Bastos Saldanha.

_Conferência “A UNESCO  e o Mar”, Prof. Mário Ruivo, representante de Portugal junto da Comissão Oceanográfica Intergovernamental e CAlm José Bastos Saldanha.

_Encerramento, Prof. Catedrático Luís Aires-Barros, Presidente da SGL.

Inscreva-se, s.f.f. Sociedade de Geografia de Lisboa: 213 425 068/54 01,  geral@socgeografialisboa.pt

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest