Dramaterapia e Saúde Psicológica

No próximo dia 10 de novembro, pelas 21:30 horas, terá lugar a conferência da Universidade Popular da Gandaia com o título “Dramaterapia e Saúde Psicológica” pela Profª. Doutora Lucília Costa Valente.

Como vem sendo hábito desde que a pandemia se instalou, as conferências têm lugar na plataforma Zoom, mantendo o acesso livre e gratuito, pelo que para participar basta CLICAR AQUI.

Entrar na reunião Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/87312128720
ID da reunião: 873 1212 8720

Lucilia Valente, professora Associada  na Escola de Artes da Universidade de Évora, integra o Departamento de Artes Cénicas.  Nos anos setenta cursou  Educação pela Arte na Escola Piloto do Conservatório.  De 1986 a 1991 realizou os seus estudos de pós graduação  a tempo integral   no Reino Unido tendo desenvolvido os  trabalhos de mestrado em  psicologia  educacional e “creative  arts”  na área do teatro terapêutico e saúde psicológica.

A sua  investigação de doutoramento permitiu-lhe profundar a área da Dramaterapia com a tese “Therapeutic Drama and Psychological Health:An Examination of Theory ans Practice in Dramatherapy” que concluiu em 1991.  No seu regresso a Portugal integrou o corpo docente da Universidade do Minho  de 1992 a 1996 . Foi Directora da Secção Educação pelo Movimento Arte do CEFOPE,  integrado no então Instituto da Criança, onde criou e foi directora de 1993 a 1996  do Curso Especializado em Expressões Artísticas Integradas baseado nos princípios da Educação pela Arte. Foi fundadora  em 1994 e  primeira  Presidente  do Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte.

 Em Novembro de 1996 integra o corpo docente da Universidade de Évora como 1ª Directora da Licenciatura em Estudos Teatrais, tendo sido membro da Comissão Instaladora dos Ensinos Artísticos que deram  origem à actual Escola de Artes em Évora (onde dirigiu o Departamento de Artes Cénicas de 2015 a 2017).   Coordenou de 2002 a 2010 o  Núcleo de Educação Cultura e Artes Aplicadas (NECAA) no âmbito do qual foi  construindo  uma abordagem  às artes nas  comunidades . Foi investigadora no  CIEP – Centro de Investigação de Educação e Psicologia da  Universidade de Évora.  Em 2007 envolve-se na criação da Associação Portuguesa de Dramaterapia Integrativa.

O seu interesse pelas  artes como desenvolvimento do potencial humano numa dimensão holística levaram-na a procurar, entre 1998 e 2002, formação complementar  na Universidade Holística Internacional com sede em Brasília e inspirada nas perspectivas de educação para a paz de Pierre Weil . De 2007 a 2011   fez uma formação em  Trabalho Biografico e Counseling de orientação Antroposófica (Rudolf Steiner). Em 2015 inicia uma nova formação em Arterapia na linha de Margareth Hauschka. na Associação Harpa. É membro do grupo coordenador europeu  da IDEA (International Drama/theatre and Education Association). É presidente da Associação Portuguesa de Dramaterapia Integrativa. Tem várias publicações  nas suas áreas de interesse.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest