Elvira Fortunato Ganha Prémio Horizon


A cientista e professora da Universidade Nova, Elvira Fortunato, venceu, esta semana, o Horizon Impact Award 2020, galardão criado pela Comissão Europeia, no valor de 10 mil europeus, que, dos dez finalistas, seleccionados entre mais de 230 iniciativas, foi agora entregue ao seu projecto na área da electrónica transparente.
À rádio TSF, a investigadora confessou estar “muito contente” por receber esta distinção europeia. “É um reconhecimento europeu, a nível de todos os projectos que a Comissão Europeia financia. É um prémio que está a premiar o meu primeiro grande projecto”, explicou. Elvira Fortunato recorda que o projecto Invisible, que desenvolveu o primeiro ecrã produzido com materiais ecossustentáveis, “teve um impacto muito grande na altura e agora, este prémio, é um reconhecimento posterior desse mesmo trabalho.” A tecnologia desenvolvida por Fortunato, que permite o uso de materiais sustentáveis, abundantes, fáceis de produzir e com tecnologias amigas do ambiente, já comercializada por várias empresas, está na origem de uma nova área tecnológica, actualmente aplicada principalmente em ecrãs de telemóveis, “tablets” e computadores.
Depois da visibilidade que a cientista recebeu com o projecto Invisible, Elvira Fortunato criou, com a sua equipa, um laboratório colaborativo. “Neste momento, temos um laboratório, na área do papel electrónico, que se chama Alma Science, cuja sede está na Faculdade de Ciências e Tecnologia e que tem já a trabalhar um conjunto muito grande de investigadores pois esta área é uma área com muito futuro.”

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest