Fecho dos CTT no Monte

Perante a notícia do encerramento da estação dos CTT na zona histórica do Monte da Caparica a população não tardou a mobilizar-se e a protestar, o PCP tomou posição e organizou uma manifestação, tendo a Câmara Municipal de Almada reunido com os CTT de forma a encontrar soluções.

Os CTT informaram que este encerramento se devia à desistência do concessionário, e não à vontade dos CTT: relativamente ao Posto de Correios do Monte da Caparica, o mesmo irá encerrar devido à rescisão contratual por parte do prestador, não estando o encerramento relacionado com os CTT”, garantiu a empresa, numa resposta escrita enviada à Lusa.

Segundo os CTT, “não se trata de uma Loja CTT”, mas sim de uma parceria com uma entidade privada, onde os clientes “podem aceder a todos os serviços previstos no contrato de concessão e ao pagamento de reformas, por vezes em horários alargados”.

Segundo o PCP de Almada, o posto de correios do Monte de Caparica, que se encontra concessionado desde maio, anunciou recentemente, através de um papel na porta, que vai encerrar no dia 21 de outubro.

No entanto, a população não está satisfeita por perder este serviço, tendo a Junta de Freguesia lançado uma petição contra o fecho e o PCP de Almada convocado uma concentração para quarta-feira, pelas 08:30, em frente ao posto.

Para o partido, perder este serviço na freguesia traz “prejuízos para a população” e, sobretudo, para os mais idosos que terão dificuldade em levantar as suas reformas e pensões, porque o posto mais próximo encontra-se na freguesia da Sobreda, a cerca de cinco quilómetros e para onde “não há transportes públicos com a frequência desejada”.

No entanto, os CTT adiantaram que irão passar a prestar o serviço “nas instalações de um novo parceiro, que estará aberto ao sábado, localizado na Rua de Dentro, na Loja 2A, a 1,7 quilómetros do antigo posto de correios”.

Além disso, indica outras alternativas na envolvência, como o posto de correios A Aldeia, a dois quilómetros, ou outros quatro estabelecimentos de correio postal, que se localizam a cerca de três quilómetros do posto do Monte de Caparica.

Em junho, o presidente da Comissão Executiva dos CTT, João Bento, garantiu no parlamento que a empresa não ia encerrar mais lojas e que até iria reabrir algumas, o que foi reafirmado hoje.

“Os CTT confirmam, conforme foi anunciado pelo CEO dos CTT, João Bento, em junho deste ano no parlamento, que os CTT não vão encerrar mais lojas e que vão reabrir lojas anteriormente encerradas. A primeira loja já foi reaberta, no passado dia 23 de setembro, em Vila Flor, distrito de Bragança”, indicou.

Intervenção da Câmara

A Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, reuniu no passado dia 16 de outubro, com o Diretor da Área de Gestão de Parceiros (Sul) dos CTT – Correios de Portugal S.A., Dr. José Brito, relativamente ao anunciado encerramento do posto dos CTT, na Rua Dr. José Ribeiro Toscano Pessoa, n.º 14 D, no Monte de Caparica. 

Segundo as informações recebidas, o encerramento deve-se ao fim da parceria que garante o funcionamento do mesmo e que termina a dia 21 deste mês. 

Foi comunicado à CMA que os CTT contactaram de imediato a União de Freguesias de Caparica e Trafaria, no sentido de estender o acordo existente para o posto da Trafaria (nos termos do Protocolo que os CTT têm com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias), ou em alternativa, apoio para encontrar um novo parceiro. Todavia, até à data não houve qualquer evolução da situação. 

Foi dada garantia à CMA que os CTT continuam em busca de parceiros interessados em gerir o posto, de modo a mantê-lo aberto. 

Foi igualmente comunicado que, a partir de 4 de novembro, será aberto um novo posto de atendimento ao público, na Rua de Dentro, na Loja 2A, a 1,7 quilómetros do antigo posto. 

Pese embora a abertura deste novo posto, a CMA insistiu sobre a importância de garantir a prestação deste serviço público na zona histórica do Monte de Caparica. 

A CMA continuará a acompanhar a evolução desta situação, sempre com vista à defesa dos interesses dos cidadãos do Concelho.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest