Há Biblioteca na Costa!

Para recordar os distraídos, há uma biblioteca na Costa! Qualquer pessoa que o deseje ler, tem muito, mas mesmo muito – e bom – por onde escolher.

Situa-se na Rua Vitorino José da Silva, 18 e está aberta de manhã, das 09:00h às 13:00h e de tarde, das 15:00 às 18:00h. Dispõe ainda de acesso livre à Internet, jornais do dia – quando o sr. carteiro não se atrapalha – algumas revistas e até um pequeno bar, como qualquer biblioteca que se preze.

“Ah mas não é uma biblioteca assim como as outras, que tem os livros a pedido”, dizem as más línguas. Mentira. É igualzinha às outras nisso: tem os livros que tem, chegamos e procuramos, pode haver, pode não haver…

Mas não, não é como as outras bibliotecas. Antes de mais, porque o funcionamento é garantido por voluntários. Pessoas que doam o que há de mais precioso: o seu tempo. A Claudette, a Belmira, o Manuel Ribeiro e o Pedro Gamboa, nas tardes e o Nuno e o Hugo nas manhãs.

Já agora, precisamos de mais voluntários, é só enviar uma mensagem para secretaria@gandaia.info.

Mas há ainda uma outra grande, enorme diferença. É que pode levar o livro para casa e lê-lo como muito bem entender, tomando o seu tempo para saborear a leitura. E mais, se se apaixonar e lhe custar separar-se do livro, não tem que o devolver. Ninguém lho vai pedir.

Isto só é possível porque muitos ofereceram os seus livros à Biblioteca Popular da Gandaia, precisamente por essa razão, para que quem quiser ler. Os livros são para serem lidos, e se circularem entre as pessoas, muito melhor.

Mas não acabou.

De forma a garantir uma melhor circulação dos livros e motivar todas as pessoas para a leitura, A Biblioteca Popular da Gandaia instalou várias estantes com livros em diversos pontos da cidade. No Centro de Saúde, na Clínica de Santa Mafalda, no Centro Comercial O Pescador e no Mercado.

A estante do mercado foi inaugurada com pompa e circunstância, com o Coro Gandaia, Responsáveis da Câmara e da Junta de Freguesia. Infelizmente, apesar de ter guarda, roubaram repetidamente TODOS os livros, à sacada, e depois roubaram a própria estante: desaparafusaram-na da parede e levaram-na com toda a calma!

Curiosamente, a desculpa apresentada é que foram os próprios funcionários da Gandaia, como se a associação tivesse uma equipa numerosa e não fossem sempre os mesmos…

Resumindo, Biblioteca há. Se quiserem, há até muitas. Livros, também, muitos e interessantes. O que não há é vergonha…

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest