Imensa Saudade

16062016Uma foto… e uma imensa saudade.

Em 1969 éramos assim… 8 Forcados garbosos que, na longínqua Jakarta, capital da Indonésia, participámos em cinco corridas e pegámos 17 toiros. Não é caso único mas é sempre bom recordar esses anos passados, que ainda estão na nossa memória, como se fosse agora que isso aconteceu… e aconteceu porque um Homem, com um valor enorme, o matador de toiros, empresário e taurino de excepção, Manuel dos Santos, organizou os espectáculos nesse país tão distante, onde nessas cinco tardes de Abril e Maio, assistiram à “Fiesta” dos toiros, cerca de quinhentos mil espectadores, caso único no Mundo. Mas a morte levou o grande toureiro passados 4 anos depois, em Fevereiro de 1973, e nunca mais voltou a acontecer nada igual. A foto foi-me enviada, há 3 ou 4 anos, pelo seu filho o Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, que aqui, publicamente, agradeço.
Nessas corridas também estiveram o cavaleiro José Maldonado Cortes, os matadores José Júlio e Ricardo Chibanga e o próprio Manuel dos Santos em duas delas, os bandarilheiros Manuel Badajoz, José Tinoca, José Agostinho dos Santos e António Augusto. Os forcados foram o Simão Comenda, António José Zuzarte, João Eduardo Cortes, António Sécio, António Luís Penetra, José Pinto, Manuel Gonçalves e Carlos Anacleto.
Quanta saudade me invade, quando escrevo estas linhas e reparo que alguns já não as podem ler, mas o que é a vida senão um processo de envelhecimento até partirmos desta Terra que nos acolheu na nossa juventude, na nossa idade adulta e agora na nossa velhice…Como escreveu Eugenia Rico: « Ao fim e ao cabo a vida é só uma trégua. Por comprida que tenha sido a minha vida/A minha morte será sempre mais comprida».
Aqui ficam as recordações as recordações para os nossos vindouros:
Vi terras distantes/Vi países outros povos/Cresci e envelheci/Cultivei laços de amizade/Tenho sempre no meu peito/Uma imensa saudade…

Anexo: foto da esquerda para a direita: António Luís Penetra, José Pinto, João Cortes, António Sécio, Manuel Gonçalves, Simão Comenda, Carlos Anacleto e António José Zuzarte.

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 20 de Agosto de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest