“João e Joana” Afunda

TVA embarcação de pesca da Costa da Caparica “João e Joana” afundou-se hoje, quarta-feira 9 de abril de 2014, pelas 10:50 da manhã, entre o Bugio e a Cova do Vapor, tendo os três pescadores e tripulantes sido resgatados do mar por uma outra embarcação de pesca que estava nas imediações.

Segundo uma nota da Marinha, o alerta foi dado às 10h50. A embarcação João e Joana estava a afundar-se perto da praia da Costa da Caparica, com três tripulantes a bordo. Tendo sido enviados para o local uma embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos e uma lancha da Polícia Marítima. No entanto, os homens acabaram por ser resgatados por uma embarcação de pesca que estava nas imediações. Os pescadores não precisaram de assistência hospitalar e “estão bem”, segundo fonte do comando da Polícia Maritima na Costa da Caparica.

A embarcação ficou “parcialmente afundada”, segundo a mesma fonte. A capitania tentou rebocar a embarcação para a Cova do Vapor, mas o cabo de reboque partiu-se. O adjunto da capitania de Lisboa, Cruz Gomes, disse à Lusa que vai ser necessário proceder à passagem de novos cabos de reboque com a ajuda de mergulhadores, uma operação que depende das condições de maré.

Cruz Gomes garantiu ainda que a embarcação naufragada entre o Bugio e a Cova do Vapor não constitui perigo de maior para a navegação marítima, mas está devidamente sinalizada. “No local do naufrágio não se registaram focos de poluição”, acrescenta a Marinha numa nota publicada na sua página de Internet. Ainda não são conhecidas as causas do naufrágio – os três tripulantes devem ser ouvidos sobre o acidente ainda esta tarde pela capitania do porto de Lisboa.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest