Mais uma Tragédia no Mar

ParedãoUma embarcação de pesca desportiva afundou-se nesta fria noite de 21 de dezembro, junto às praias do centro da Costa da Caparica. Segundo fontes informais que estavam no local, a embarcação tinha sete tripulantes e apenas um se salvou.

A embarcação, que entretanto foi recuperada, chama-se Cochicho e aparentemente estava matriculada em Peniche, apesar de não se ver com clareza a matrícula, apenas o nome daquela localidade.Trator

Ainda segundo essas fontes, foi um dos tripulantes, o mais jovem e resistente, quem conseguiu nadar até à praia do famoso restaurante O Barbas, dando o alarme e pedindo socorro. Terá sido esse tripulante quem deu a informação de estarem sete pessoas a bordo. Esse tripulante estará a receber tratamento no Hospital Garcia da Orta, em Almada.

Alguns pescadores veteranos que estavam no areal, constrangidos pela tragédia, olhando com tristeza os cinco corpos estendidos na areia da praia em frente à lota, já cobertos com oleados, referiam que era grande a probabilidade da tragédia ter sido originada pelo desconhecimento do perigo desta nossa Costa, ponto de encontro do Oceano e do turbilhão da foz do Tejo.

“A Carta GPS”, referiam, ” mostra existir uma entrada por este lado, pela golada, mas com este mar é muito perigosa”. Adiantavam depois que nenhum deles se atreveria a fazê-lo nestas condições. “Muito perigoso! Qualquer onda vira um barco… nem nós que conhecemos bem este mar”

cochichoTodo o paredão estava iluminado pelas tristes luzes dos carros de bombeiros, ambulâncias e veículos da Polícia Marítima. Um helicóptero varria as ondas junto à costa e lá longe podia-se ver nitidamente o pirilampo de uma embarcação. Várias lanternas corriam a linha de mar e as rochas.

Sem se perceber muito bem porquê, uma viatura da GNR circulava com grande velocidade no paredão, apesar das inúmeras pessoas e da areia que tornava o piso difícil. Qual seria a pressa?

Esperam-se agora informações oficiais que confirmem os dados da tragédia.

Infelizmente, os cinco corpos no areal afirmam estarmos perante uma grande tristeza.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest