Pior Que a Tempestade Hércules

barbas 350Os estragos que o mar causou na Costa da Caparica a 2 de fevereiro de 2014 foram piores do que os que aconteceram na tempestade Hércules, no mês passado,e que o Notícias também cobriu (clique aqui para ver).

Há vários exemplos, mas, se tivermos em conta as declarações de António Ramos,o célebre Barbas, do restaurante homónimo, que em janeiro afirmava à Lusa que nunca tinha visto nada assim (clique aqui para ver),agora que o seu restaurante nem conseguiu abrir e a água do mar atravessou o seu estabelecimento fazendo da cave um poço alagando a rua das traseiras… bem, a situaçãoé claramente bem pior. Nas fotos exclusivas do Notícias, à esquerda podemos ver António Ramos dirigindo os trabalhos nas traseiras do seu estabelecimento, assim como, na foto da direita, ver como corre a água nas escadas ao lado do famoso restaurante.barbas 1

Por outro lado, o mar galgou com aparente facilidade o paredão e, por exemplo, na frente urbana, atravessou toda a rua que ladeia o Dragão Vermelho, chegando a alagar a Avenida Humberto Delgado nessa zona.

tempestade 350No próprio momento em que a reportagem do Notícias da Gandaia se deslocava ao paredão, mais uma onda fazia entrar água pela estrada, correndo vagarosa e sem entraves até à Avenida.

Por sua vez, na Avenida General Humberto Delgado, eram por demais evidentes os vestígios deste avanço do mar, não só pela água que se acumulava no pavimento, como por diversos destroços arrastados pela força do mar. Curiosamente, no Largo da Tábua, não parecia haver danos. Por outras palavras, nem o mar passa lá.

Finalmente, de assinalar que a Polícia MArítima estava a vedar todas as áreas consideradas mais perigosas, tendo inúmeras vezes de usar sirenes e altifalantes para afastar os curiosos. Na verdade, o número de pessoas que se deslocaram ao paredão era já assinalável no princípio da tarde, a duas horas da nova preia-mar. Nada demovia a pequena multidão, como se pode ver nas fotos.multidao

Talvez seja o único aspeto positivo desta situação, caso os comerciantes locais tenham tido um aumento de clientela, pois em tudo o resto, os prejuízos foram avultados e, sobretudo, a expetativa para o que resta da invernia e das futuras marés vivas, não podem deixar de ser preocupantes.

Pior, as notícias são de que toda a costa portuguesa sofreu claramente com esta tempestade e, tal como na do mês passado, Hércules, os maiores prejuízos nem sequer foram na Costa da Caparica.

Em causa, para além dos nossos prejuízos, estará uma estratégia nacional de proteção da linha costeira, estratégia essaque não foi desenvolvida e ainda menos aplicada quando os cofres públicos ainda se tinham meios.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest