Recuperar as Dunas

ReDunas1A Câmara Municipal de Almada tem já em execução o Projeto ReDuna, uma iniciativa da CMA em colaboração protocolada com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que concorreram com este projeto aos fundos do Programa Operacional Temático Valorização Territorial (POVT), Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos, no Domínio de Intervenção “Proteção Costeira”.

Segundo as palavras da Câmara, “o projeto constante dessa candidatura denomina-se “ReDuna: Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica”, e visa a concretização de um conjunto de ações integradas de proteção costeira, promotoras da restauração ecológica e estruturação do cordão dunar da frente de praias de S. João da Caparica. Incluem-se a instalação de estruturas de condicionamento de acesso e controlo de pisoteio, a colocação de sinalética informativa e paliçadas, e a povoação das dunas com plantas adaptadas a estes ecossistemas.”ReDunas

Esta iniciativa ocorre em articulação com a ação de recarga artificial de areia nas praias de S. João da responsabilidade da APA que se iniciou no ano passado. Neste sentido, a oportunidade de intervenções concertadas da APA e do Município de Almada, abre novas perspetivas para o restabelecimento do equilíbrio geomorfológico, uma vez que se aproveita o aumento sedimentar decorrente da alimentação artificial de areias nas praias com o aumento do potencial da sua fixação por dunas estruturadas com comunidades vegetais nativas, bem adaptadas.
Cabe-nos agora zelar para que estas obras não sejam vandalizadas e também nós,utentes, participemos na proteção das dunas.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest