Semana de Concertos


Até 9 de Dezembro a capital do concelho acolhe o Festival de Música Cidade de Almada, o qual, tendo em conta o actual estado de emergência, também pode ser visto em streaming.
A sexta edição do Cidade de Almada, festival organizado pela Academia de Música de Almada e a associação cultural Almadamúsica, arrancou na segunda-feira, 1 de Dezembro, e prolonga-se até dia 9, com concertos de entrada livre, mas com o acesso limitado às restrições impostas relativamente à capacidade das salas, e transmissão no YouTube.
Para a Câmara Municipal, que apoio o certame, a “edição de 2020 centra-se na figura do professor de música, enquanto intérprete, e no jovem aprendiz e os seus primeiros passos como intérprete no futuro.” Assim, a autarquia destaca o concerto de 6 de Dezembro, às 11:00, no Convento dos Capuchos, na Caparica, com o Coro Infantil da Academia de Música de Almada, que fará uma homenagem à pianista Madalena Sá Pessoa, falecida este ano.
Na programação, sobressai ainda o concerto do Quarteto de Cordas da Academia de Música de Almada, que irá decorrer a 4 de Dezembro, no Auditório da Junta de Freguesia da Trafaria, pelas 21:00, que apresenta um repertório onde se incluem obras clássicas para quarteto de cordas, como Eine Klein Nachtmusik, de Mozart, mas também algumas adaptações para esta formação, como o Fado da Severa, de Frederico de Freitas. No dia 7, destaca-se a actuação do Quinteto de Sopros, às 11:00, no Auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó. Mas antes, dia 5, no Solar dos Zagallos, a partir das 21:00, é a vez do espectáculo Diálogos da Juventude, com Lara Matos (narradora) e Pedro Vieira de Almeida (piano), que prometem percorrer a música dos séculos XIX e XX através da história de uma cantora de ópera.
O concerto de encerramento do festival está marcado para 9 de Dezembro, às 21:00, no Cine-Teatro da Academia Almadense, onde a Orquestra de Cordas da Academia de Música de Almada apresenta um programa baseado no período barroco, com algumas das mais conhecidas árias sacras de Bach e Vivaldi, intercaladas com interlúdios instrumentais.
O acesso a todos estes concertos, mas também aos programados para os dias 7 e 8 de Dezembro, no âmbito do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, é de entrada livre. Porém, a reserva é obrigatória e deve ser feita por telefone (212 952 003/2) até ao dia útil anterior.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest