Transpraia Volta ao Centro!

O Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, anunciou a intenção de trazer O Transpraia de volta ao centro da Costa da Caparica num jantar de empresários, na passada sexta feira, 5 de dezembro.

Esta declaração constitui motivo de grande alegria para muitos cidadãos da Costa da Caparica – nomeadamente a associação Gandaia – que desde há muito se batem para a reposição daquele ícone no centro da cidade. É bom recordar que esta ideia foi motivo para a criação de um movimento de cidadãos, que dinamizou uma petição e realizou algumas manifestações e plenários.

Joaquim Judas referiu que submeteu este projeto à Secretaria de Estado do Ordenamento do Território,  e que, segundo as suas palavras, “teve bom acolhimento”. Segundo esta proposta, planeia-se o aproveitamento do espaço canal que estava cativo para o MST (Metro Sul do Tejo), cuja implantação “não será para breve…” para fazer o Transpraia regressar ao centro da cidade. Segundo fontes da Câmara consultadas pelo Notícias, o novo terminal não ficará no mesmo local de antigamente, mas um pouco mais para norte, aproximando-se dos parques de estacionamento.

As razões para trazer o Transpraia de regresso ao centro da Costa são principalmente três: o forte papel icónico e turístico do mini-combóio, em sistema Decauville, a percorrer os areais da Costa da Caparica há já muitas décadas e que, com a deslocação para o sul, perdera grande parte da sua visibilidade. A segunda razão tem a ver com a revitalização do centro da Costa da Caparica, reforçando a sua dinâmica, quer pela atração que o Transpraia constitui, quer pelo papel de ligação entre os públicos numerosos de campistas que se centram a sul e para quem o Transpraia constituía meio de transporte principal. Finalmente, por todas estas razões, acrescidas pela gritante falta de visibilidade, o Transpraia, tem perdido muitos utentes, estando em vias de perder também a sua viabilidade económica, pelo que esta decisão – a ser consumada – poderá garantir o seu futuro.

É, portanto motivo de grande alegria vermos a Câmara Municipal abraçar esta causa. Mais, como se pode ver  no vídeo que abaixo colocamos, o Presidente da Câmara convoca todos os interessados e apoiantes desta causa a apoiar a iniciativa camarária, apelo que julgamos não irá passar despercebido nem ficar sem resposta.

No seu discurso, Joaquim Judas refere ainda a qualificação da estrada florestal e a qualificação da Rua do Juncal como acessos preferenciais às praias a sul do centro da cidade.

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest