Uma Tal Lisístrata

CARTAZ_FICHA_ELENCO_600O Teatro na Gandaia estreia no próximo dia 29 de novembro, domingo, pelas 21:30 horas, a peça “Uma Tal Lisístrata”, encenada por Ana Nave, baseada numa comédia de Aristófanes, adaptada por Rui Silvares.

A peça irá continuar em cena nas sextas e sábados dias 4, 5, 11 e 12 de dezembro, pelas 21:30 horas, nos domingos dias 6 e 13 de dezembro, pelas 17:30 horas.

Intérpretação: António Nobre, António Olaio, Arminda Santos, Carlos Dias Antunes, Elsa Viegas, João Dacosta, João Rodrigues, José Balbino, Josefina Correia, Luisa Nápoles, Maria João Garcia, Marta Serra Silva, Mauro Gentile, Mava José, Pedro Gamboa, Ricardo Cardo, Rute Hugmenow, Sandra Fernandes, Tânia Ponte, Vasco Santos. Figurinos de Rafaela Mapril

Esta produção doTeatro na Gandaia está integrada na Mostra de Teatro de Almada 2015, cabendo-lhe a honra de encerrar esta edição do certame.

De notar que, pela primeira vez, graças ao Teatro na Gandaia, a prestigiada Mostra de Almada se estende à Costa da Caparica.

No Catálogo da Mostra de Almada, podemos ler mais algumas informações sobre esta peça: “Embora Lisístrata seja a mais licenciosa das comédias de Aristófanes, pela elevação dos sentimentos que animam a heroína, pela nobreza das intenções do comediógrafo e pelas suas próprias qualidades teatrais, a peça bem merece a fama de que até hoje desfruta em todas as plateias civilizadas. Vinte e quatro séculos de guerras tornaram-na cada vez mais atual e não diminuíram em nada o brilho da comédia e mesmo a espiritualidade que mal se dissimula por trás da crueza do argumento.

Cansadas de uma guerra que já durava havia 20 anos, as mulheres de Atenas, de Esparta, da Beócia e de Corinto (cidades gregas mais duramente atingidas pelo conflito), chefiadas pela ateniense Lisístrata, decidiram pôr fim às hostilidades usando uma tática pouco ortodoxa: uma greve de sexo. Para melhor conseguirem o seu objetivo ocuparam a cidadela de Atenas – a Acrópole, e tomaram conta do Tesouro. Os maridos não resistiram à greve e assinaram um tratado de paz, depois de uma série de peripécias de grande efeito cómico apesar da ousadia dos detalhes.

AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

Praça da Liberdade 17A, Centro Comercial O Pescador, 1ºandar

Costa da Caparica

RESERVAS: 967582737

Teatro na Gandaia

O Teatro na Gandaia é um grupo de “amadores”, constituído por cerca de 30 pessoas e surgiu em Novembro de 2012, como resultado da conjugação de dois fatores fundamentais: a inexistência na cidade da Costa da Caparica de uma “companhia de teatro”, ainda que de amadores, facto que deixava uma marca de vazio no panorama cultural e artístico da cidade e um caso praticamente único no concelho de Almada onde o Teatro tem uma presença muito significativa e com grande apreço das populações e o aparecimento da Associação Cultural Gandaia que recuperou, gere e programa o Auditório Costa da Caparica desde o 1º trimestre de 2012. A principal opção metodológica do Teatro na Gandaia é a de convidar para cada produção encenadores de reconhecido mérito profissional e artístico, exteriores ao grupo, para desenvolverem e criarem de raiz projecos teatrais originais e inovadores. E assim foi, desde a primeira produção do grupo, apresentada em 2013: As Aves de Aristófanes, Com Final Revolucionário, numa encenação da actriz e encenadora Ana Nave. Em 2014 estreámos a peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues e encenação de Rui Cerveira, acor do Teatro Extremo e em 2015 voltámos a convidar Ana Nave e voltámos a Aristófanes, com uma adaptação de Lisístrata, por Rui Silvares para Ana Nave.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest