Javalis com Tuberculose

Mais uma notícia sobre javalis com origem no Movimento Caçadores Mais Caça. Desta vez, são tuberculosos – um perigo para a saúde pública – e nem sequer se devem comer. A não ser…

Os javalis têm-se reproduzido em várias zonas do País e estão mais próximos da população para encontrar água e comida. No entanto, de acordo com o Diário de Notícias, as autoridades estão preocupadas com a saúde pública.

Eduardo Correia, do Sindicato dos Médicos Veterinários, indica que estes animais são portadores de tuberculose e podem colocar a vida humana “em risco”. Facto confirmado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que revela que 7% dos javalis abatidos entre 2011 e 2016 tinha aquela doença.

José Manuel Batista, dirigente do Movimento Caçadores Mais Caça, diz ao DN que deixou de comer javali quando se apercebeu que um dos animais abatidos na montaria era portador de tuberculose. “O problema é que nessa montaria a tuberculose deu positivo porque havia um veterinário que analisou o animal, mas grande parte de outras montarias e batidas não têm médico”, alertou.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest