Coral da Gandaia

A Gandaia está a formar um grupo coral. Isto não é bater um coro. É fazer um coro, sejamos claros!

A história é simples. Trata-se de um pedido de vários sócios da Gandaia e também de amigos que nos diziam simplesmente: porque é que a Gandaia não organiza um coro?

A verdade é que estas coisas não caem do céu nem crescem nas árvores. Aqui e ali a Gandaia procurou formas de viabilizar esse tal projeto de grupo coral mas foi só quando um amigo do António Fonseca falou de outro amigo e vizinho de há muitos anos recordou que havia uma relação com um maestro experiente é que, de repente, tudo se conjugou para podermos oferecer esta possibilidade real, bem estruturada e com todos os ingredientes para ser um projeto marcante e, ao mesmo tempo, de grande prazer para os participantes. Estão abertas as inscrições para o Coro da Gandaia.

O Maestro Fernando Quintela

Nasceu em Lisboa em 1967. Ingressou no Coro Regina Coeli de Lisboa em 1984, tendo iniciado os seus estudos musicais em 1986, na Escola de Música então criada pelo referido coro, frequentando as classes de Formação Musical e Canto.

Tendo como objectivo a sua preparação como cantor, trabalhou desde 1994 até 1999 com Manuela de Sá (professora do Conservatório Nacional de Música). Paralelamente, em 1996, frequentou o I Curso de Interpretação e Técnica Vocal, realizado pela Associação Coro Regina Coeli, orientado pelo Prof. João Lourenço.

Integrou alguns agrupamentos profissionais e actuou como solista nas obras “Litaniae de Venerabili Altaris Sacramento”, e “Missa da Coroação”, de Mozart, “Zigeunerlieder” de Brahms e “Missa em Sol” de Schubert. Participou também no coro da Ópera “Cozi Fan Tutte”, de Mozart, levada a palco pela Nova Ópera de Lisboa, em 2016.

Interessando-se (paralelamente) pela Direcção Coral, frequenta os Cursos de Direcção Coral em Setúbal, organizados pelo Coral Luísa Todi (1995, 1996 e 1998) e os Cursos Internacionais de Música Vocal (Classe de Direcção Coral) na Universidade de Aveiro (2000, 2001, 2002 e 2003) sob a orientação dos Maestros António Vassalo Lourenço e Paulo Lourenço.

Frequentou o 1º e o 2º Ciclos de 2015/2016 e de 2016/2017 do Studio Conducere – Estúdio de Aperfeiçoamento em Direcção Coral, encontrando-se neste momento a frequentar o 1º Ciclo de 2017/2018, sob a orientação do Maestro Gonçalo Lourenço, bem como a formação CantArte: A Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon, aplicada a Grupos Corais Escolares (Infantil/Juvenil) sob a orientação do Prof. Victor Gaspar, em 2016.

Entre 1995 e 2005 foi Assistente de Direcção do Coro Regina Coeli de Lisboa, tendo também dirigido o Coro “Cantapiano”, formado por antigos alunos da Casa Pia de Lisboa (2006-2010) e o Grupo Coral Maria Gomes, da Sociedade Musical Odivelense (2009-2011). Foi Maestro do Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha (Setembro de 2007 a Março de 2010), tendo retomado de Setembro de 2015 a Fevereiro de 2017 a sua Direcção Artística.

É fundador e Director Artístico do Grupo Vocal DezStaccato, Maestro do Coro do CCD da Segurança Social de Lisboa (desde 1995), e Maestro Titular do Coro Académico de Portugal (Outubro de 2017). Também como Maestro, está na génese da criação do Coro da Sociedade Filarmónica Fraternidade Carnaxide (Novembro de 2017).

E agora?

Agora só faltam as inscrições. Contacte-nos já através do geral@gandaia.info ou através do secretariado, nas nossas instalações junto ao Auditório Costa da Caparica, no 1º andar do Centro Comercial Costa da Caparica, na Praça da Liberdade, 17-A das 11h às 13h exceto às quartas que abre das 17h às 20h.

Mais uma proposta cultural para animar os residentes da nossa cidade!

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

5 thoughts on “Coral da Gandaia

  • 8 de Dezembro, 2017 at 16:39
    Permalink

    Sr. Diretor
    Sou coralista em dois coros e vejo com muita simpatia que a Gandaia queira promover um grupo coral sediado na Costa da Caparica.
    A fim de equacionar a minha eventual inscrição, gostaria de saber que tipo de repertório se irá promover e a que horas irão ser os ensaios.
    Com os meus cumprimentos.
    Valério Conceição

    Reply
    • 8 de Dezembro, 2017 at 19:30
      Permalink

      Caríssimo leitor e amigo Valério Conceição: Os ensaios serão às segundas feiras e em horário pós laboral, pois condizem com a disponibilidade do maestro. Quanto ao reportório, sabemos que há vontade de sair dos temas sempre usados por coros, porém, essas decisões competem ao grupo de coralistas com o seu maestro.

      Reply
  • 8 de Dezembro, 2017 at 10:33
    Permalink

    Excelente iniciativa

    Reply
  • 1 de Dezembro, 2017 at 22:26
    Permalink

    Gostaria de participar desse coro, participei na ópera Soror Mariana no convento dos capuchos.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest