I Circuito de Xadrez

logoI Circuito de Xadrez Concelho de Almada

Tendo como objetivo a criação de um quadro competitivo em Almada com diversas coletividades, o Clube Peões da Caparica organiza o I Circuito de Xadrez Concelho de Almada, associando-se a diversas coletividadeslocais para a sua implementação.

O Circuito é composto por 6 torneios, abertos a todos os interessados e de inscrição GRATUITA. Em cada torneio decorrem duas competições em paralelo: série A – Jovens até sub-12; série B – todos os outros interessados em jogar xadrez.

As provas são organizadas e arbitradas sob responsabilidade do Clube Peões da Caparica (CPC).

O CPC solicitou apoio à Câmara Municipal de Almada (CMA).

Este circuito tem como parceiros as entidades que cedem as suas instalações para os torneios (nas datas indicadas) e que participam na organização local e divulgam a iniciativa, as quais são:

Associação da Quinta do Chiado (Freguesia Laranjeiro/Feijó) – 27 de setembro
R. Quinta do Chiado, nº 16, Feijó

Real Clube de Vale Cavala (Freguesia Charneca/Sobreda) – 11 de outubro
Rua Graça Pina de Morais (Polidesportivo), Charneca de Caparica

Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (Freguesia Almada/Pragal/ Cacilhas/Piedade) – 25 de outubro
R. Capitão Leitão, 64, Almada

Gandaia e Arribamar/Irmanadora (Freguesia Costa da Caparica) – 8 de novembro
Rua Manuel Toucinho, 2, Costa da Caparica

Clube Recreativo Charnequense (Freguesia Charneca/Sobreda) – 22 de novembro
Av. Elias Garcia, Palhais, Charneca de Caparica

Clube Peões da Caparica (Freguesia Caparica/Trafaria) – 29 de novembro
R. Pedro Álvares Cabral, Vila Nova de Caparica, Caparica
Os jogadores deverão apresentar-se no local da prova a partir das 14h30 e verificar com a direção da prova/árbitro a sua regular inscrição. Os torneios iniciar-se-ão sempre às 15h.

Cada torneio será disputado em sistema suíço de 5 rondas de partidas semirrápidas de 15 minutos para cada jogador. Usar-se-á o programa Swiss Manager para os emparceiramentos e desempates.

As regras aplicáveis, em cada torneio do I Circuito de Xadrez Concelho de Almada, são as do regulamento de competições da FPX e as regras para as partidas semirrápidas da FIDE com os seguintes ajustes:
a) Período de “default” 5 min; ou seja, atraso superior a 5 minutos é penalizado com derrota;

b) O jogador que apresentar qualquer dipositivo eletrónico de comunicação ligado perderá o jogo. O árbitro poderá atender a pedidos especiais, devidamente fundamentados, antes do início de cada torneio;.

c) Nesta prova aplica-se a regra FIDE A.4, excepto no considerado na alínea b. O árbitro deverá ser chamado para registar a ocorrência de jogadas ilegais e será declarada derrota a quem fizer 3 lances ilegais numa partida;

d) Os jogadores não poderão recorrer da decisão do árbitro.
A classificação final dos torneios e do Circuito é individual, sendo obtida através dos seguintes critérios, de desempate: maior número de vitórias (12); Buchholz corrigido (37); Buchholz completo (37); Sonneborn-Berger (52).

A inscrição é GRATUITA para cada prova, tendo como limite 40 jogadores (este limite poderá ser alargado se instalações o permitirem e se os jogadores informarem previamente que transportaram consigo relógios de xadrez), efetua-se através de correio eletrónico para xpeoes.caparica@gmail.com, juntados os seguintes dados: nome completo; data de nascimento; elo FPX (ou FIDE) – caso sejam ou tenham sido jogadores federados. Em cada torneio, poderão ser aceites inscrições no local da prova, até 15 minutos antes do início do torneio, se existirem vagas.

Em cada torneio e no circuito, as classificações finais na série A terão em contas os seguintes escalões: SUB – 08 – nascidos em 2006 ou depois; SUB – 10 – nascidos em 2004 ou 2005; SUB— 12— nascidos em 2002 ou 2003. A classificação da série B, em cada torneio e no circuito, não levará em conta as idades dos jogadores.

Durante as partidas, na área de jogos só poderão permanecer os jogadores com partidas a decorrer, o Árbitro e a Direção da prova. Os treinadores e fotógrafos só poderão entrar por breves instantes na área de jogo, durante os primeiros cinco minutos das partidas.

A entrega de prémios será feita no final do I Circuito de Xadrez Concelho de Almada, no Clube Peões da Caparica.

Nos primeiros 5 torneios do Circuito haverá sorteio de livros de xadrez entre os participantes do escalão A (dependente do apoio da CMA).

LISTA DE PRÉMIOS DO CIRCUITO (dependente do apoio da CMA)

SÉRIE A
1º ao 3º classificado – Taça
1º aos 3º classificado nos escalões sub-08; sub-10; sub-12 – Medalha
Melhor feminino do Concelho de Almada – Taça
Jogador mais jovem do Concelho de Almada – Taça

SÉRIE B
1º ao 3º classificado – Taça
Lembranças a todos os participantes, que realizem dois ou mais torneios, e que estejam presentes na cerimónia de distribuição de prémios no final do circuito.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest