Museu do Surf na Costa
A inauguração do Museu do Surf, inserida na programação do Caparica Primavera Surf Fest aconteceu na tarde de sábado, dia 26 de Março.
Marcaram presença neste evento o presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, o Vereador António Matos, o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Dias Martins e João Boavida, surfista e membro da Associação da História e do Museu do Surf. Também algumas personalidades da comunidade do surf nacional como Hugo Pinheiro, Tiago “Saca” Pires e Vasco Ribeiro estiveram presentes.
O Museu está integrado no piso superior da Loja do Lufi, localizada ao lado do Hotel da Costa de Caparica, e tem como missão principal a divulgação, documentação e preservação da história do Surf em geral e em Portugal, em particular. A entrada ao público é gratuita.
Este espaço reúne um importante espólio de objectos da modalidade, como peças vintage, pranchas antigas e até imagens de 1927, das primeiras em toda a Europa, em Leça da Palmeira.
Segundo João Boavida, além da importância e relevo que o surf tem hoje em dia, é importante referir que “desde que o surf começou aqui na Costa da Caparica, nós temos, sem exagero, vários milhares de salvamentos, 99% deles com êxito, isso é uma componente social importante, as praias começaram a ser mais seguras aqui”.
João Boavida agradeceu ainda os apoios obtidos junto da Câmara Municipal de Almada, da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, da organização do Caparica Primavera Surf Fest, da Red Bull e a todos aqueles que ajudaram e acreditaram neste projecto.