Fóssil da Caparica

O texto que se segue encontra-se na sua versão original AQUI. Basta clicar. Pela sua importância, sobretudo para sensibilizar para o valor e a preservação da nossa arriba fóssil.

Fóssil da Caparica

No verão de 1969 foi encontrada nas falésias da Costa da Caparica um interessante fóssil, provavelmente correspondendo a vértebra de um animal de grande porte.

Essas falésias foram em 1984 classificadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) como Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparicaporque exibe “aspetos geológicos e geomorfológicos de grande interesse, não só do ponto de vista estritamente científico, como também pela beleza paisagística, que importa preservar”.

A designação de “arriba fóssil” decorre essencialmente de num longínquo passado ter sido uma verdadeira arriba, directamente banhada pelo mar. Deixando de haver esse contato designa-se como uma arriba “fóssil”. Não é assim pelo facto de conter fósseis, em que aliás é rica. Geologicamente  pertencem à época Miocénica, que decorreu aproximadamente entre há 23 milhões de anos e 5 milhões de anos.

Este fóssil foi estudado em 2012 por TAC Multicorte, com reconstruções multiplanares e 3D.

Abaixo o resumo gráfico dos resultados, algumas notas e… uma impressão final.

Foi surpreendente o que a Radiologia nos ofereceu, eliminando as camadas calcáreas superficiais e revelando toda a beleza da anatomia do cortex da vértebra e até as finas impressões dos vasos arteriais e seus locais de entrada, numa distribuição típica nos mamíferos, até aos nossos dias.

Esta vétebra fossilizada perdeu as suas apófises transversas (laterais) e dorsais (superiores), como abaixo esquemáticamente se demonstra.

Por anatomia comparada trata-se de uma vétrebra lombar de um Cachalote da época Miocénica, idade Serravaliana. Corresponderia à família dos Fisiterídeos, possivelmente uma Livyatan Melvillei, espécie extinta e agressiva (baleia comedora de outras baleias), que teria vivido há cerca de 13 milhões de anos no oceano que banhava as  falésias costa da Caparica.

Abaixo está desenhada numa reconstituição…

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest