Caixa Fica
A dependência da caixa Geral de Depósitos da Costa da Caparica não irá fechar nos tempos mais próximos.
Há, no entanto, três agências do Concelho de Almada que irão encerrar: Sobreda, Cacilhas e Fórum Almada.
O plano de reestruturação acordado com a Comissão Europeia e divulgado na apresentação de resultados da CGD, previa que o banco público fechasse cerca de 25% dos balcões abertos ao público (com funcionários a atender clientes), passando de 651 para 470 ou 490 daqui a três anos.
Já este ano, o plano da CGD é de fechar 70 balcões. O documento, citado pelo jornal Público, com a lista “atualizada e corrigida” foi enviado pelo presidente da administração da CGD ao presidente da Comissão de inquérito à recapitalização da caixa.
Contudo, a reavaliação da lista de agências a fechar não deverá trazer grandes alterações uma vez que esta foi negociada com Bruxelas pela anterior administração do banco público, liderada por António Domingues, e é uma das contrapartidas acordadas para que a recapitalização da CGD que está a decorrer, num montante superior a 5.000 milhões de euros, não seja considerada ajuda de Estado.
A CGD apresentou prejuízos históricos de 1.859 milhões de euros no ano passado, dez vezes mais que os resultados negativos de 171 milhões de euros de 2015, o que foi justificado pela constituição de novas imparidades (perdas potenciais, sobretudo para crédito) num montante superior a 3.000 milhões de euros.