Luz Nada Serena
Estão a fazer peditório nos semáforos da Av. 1º de Maio, algumas jovens com um senhor já com idade mais avançada.
Não é sequer a primeira vez que vemos este grupo a fazer peditório. Mas para quê? E quem são eles?
O Notícias foi averiguar. A Associação Luz Serena é de Marco de Canaveses. Tem como objetivo principal “a restauração de uma casa de acolhimento que tem como objetivo acolher pessoas desfavorecidas e jovens provenientes de contextos sociais e problemáticos”. Onde?
Contactamos a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e o Gabinete de Ação Social afirma não saber onde será essa “casa de acolhimento”. Mas sabe bem que a Associação Luz Serena não integra a rede de instituições de cariz social do município e sabe que recebeu já muitos pedidos de informação sobre aquela instituição.
“Não posso adiantar mais…” referiu a funcionária, mas adiantou: “se contactarem a Câmara poderemos responder mais formalmente”.
O certo é que esta associação, na terra da sua sede, não é reconhecida como idónea e integrando a respetiva rede de ação social de Marco de Canaveses.
O que fazem então estes jovens aqui na Costa da Caparica?
Telefonámos para a associação, cuja linha fixa não funciona, temporária ou permanentemente. Porém, no telemóvel, atendeu a Presidente da Associação, Sandra Carolina Pires Rodrigues.
Confirmou a legalidade da associação, revelou que têm autorização camarária e que fazem peditórios de norte a sul e, sim, querem restaurar uma casa situada em Chaves, casa essa que lhes foi doada e se encontra presentemente desocupada.
Segundo a Presidente, a sua associação faz parte da rede de Marco de Canaveses, “ajudando muita gente” (o que é negado pela Câmara de lá).
O Notícias da Gandaia contactou a Junta de Freguesia onde se situa a casa em questão e nos informou não ter nenhuma informação sobre esse projeto, adiantando-nos aonda que já existe uma infraestrutura do género na freguesia “e que é bastante grande…”
Ora aí está. Um peditório,que regressa às nossas ruas, com origens duvidosas e que ninguém foi verificar. A não ser nós…
A seu tempo apresentaremos mais informação sobre este assunto.
Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido pelo Notícias da Gandaia, na busca da verdade sobre o peditório da Associação Luz Serena, às portas da nossa cidade.