Festival Sementes: A Vez dos Miúdos

Com esta edição, marcada para se iniciar no dia 18 e só acabar em 3 de Junho, o Teatro Extremo concretiza pela 23ª vez o festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.

Como é costume a programação inclui toda a família e amigos da criançada para quem foi desenhada, incluindo nas festividades a comemoração do Dia Mundial da Criança e percorrendo equipamentos e espaços públicos do concelho de Almada, mas também de Alcochete, Barreiro, Loures, Moita, Montemor-o-Novo, Seixal e Sesimbra. Também como de costume, “será uma programação diversificada, abrangendo o teatro, as marionetas, a dança, a música, as artes plásticas, o circo e as artes de rua”, mais cinema de animação e jogos, além de uma exposição de expressão plástica e uma sessão pedagógica.

Quer dizer, em cena estarão 21 companhias profissionais, duas constituídas por amadores e três projectos de jovens vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Bulgária e República Checa, responsáveis por mais de seis dezenas de iniciativas ao longo de três semanas com epicentro no Teatro-Estúdio António Assunção, em Almada.

O objectivo, diz a organização, é propor o “contacto e o diálogo entre várias culturas e temporalidades, do Ocidente ao Oriente, do clássico ao contemporâneo”, ou, dito de outra forma, criar “uma viagem que começará num espaço em branco onde semeando e regando, moldando a terra, irá aparecer e construir-se o mundo. Uma viagem iniciática que, com o sopro, o ar e o vento, com o riso, a poesia e a magia, o conhecimento, o amor e a sabedoria, partilhando experiências e afectos, nos ajudará a crescer, a tornar grandes, a transformar e a preservar a sociedade, o mundo e a natureza.” O que parece muito, mas será possível cosendo “cantigas e melodias, provérbios e ditos, conhecimentos e gargalhadas, de modo a construir ou reconstruir o mosaico de que é composto o património cultural universal.”

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest