Arqueologia em Perigo
O Centro de Arqueologia de Almada publicou um manifesto (Clique aqui para ler) em que anunciava o perigo de fechar devido à falta de apoios.
A Gandaia não pode deixar de se solidarizar com esta associação, desde logo pelo reconhecimento do valor do seu trabalho ao longo dos mais de 45 anos de atividade, não esquecendo, entre tantas atividades, a consagração da Arte-Xávega como património cultural nacional, para não falar na edição da sua prestigiada Revista Al-madan e várias outras publicações.
O Centro de Arqueologia de Almada é parceiro da Gandaia desde o primeiríssimo momento da sua formação, por outras palavras, o CAA tem funcionado com enorme solidariedade com todas as outras associações, sem se preocupar em fazer prevalecer o seu mérito e a sua longa e reconhecida história de mérito.
Mais, essa solidariedade não é só coisa de palavras de apoio. Na verdade, é graças ao Centro de Arqueologia de Almada que a Gandaia pode ter cinema no Auditório Costa da Caparica pois foi ele que protocolou o empréstimo do videoprojetor podendo usar o nosso Auditório sempre que necessitasse. Essa é uma prova clara de como o CAA tem implementado a solidariedade institucional com atos concretos, ajudando outras associações – como a nossa – a iniciar a sua vida.
É para nós um choque imaginar que uma instituição como o Centro de Arqueologia de Almada possa ter a sua vida em perigo, deixando desde já o nosso apelo a que todo o apoio lhe seja prestado. São instituições destas que têm de vingar e continuar as suas atividades com claro benefício para a população que serve. Somos testemunhos disso!
Manifestamos desde já a nossa solidariedade e o nosso empenho em tudo o que possamos fazer para que o Centro de Arqueologia de Almada ultrapasse esta situação.
Estamos convosco.