2018 Praia Protegida
Balanço do Praia Protegida 2018: A Câmara Municipal de Almada (CMA) vai apresentar os resultados das intervenções realizadas durante a última época balnear e que envolveram as instituições que integraram o Praia Protegida 2018, plano municipal de apoio à vigilância e assistência aos banhistas nas praias do concelho.
A conferência de imprensa, com a presença da vereadora com o Pelouro da Proteção Civil na CMA, Francisca Parreira, está marcada para o dia 23 de outubro, terça-feira, a partir das 14h30, no Posto Municipal de Turismo, na Costa da Caparica.
Praia Protegida 2018
Praia Protegida 2018 foi uma iniciativa da CMA, promovida em colaboração com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e com o Autoridade Marítima Local – Capitania do Porto de Lisboa.
Visou reforçar e complementar os dispositivos de vigilância, assistência e segurança, em toda a extensão de praias do concelho de Almada, sobretudo nas áreas balneares que não se encontram concessionadas ou que correspondem as zonas não vigiadas.
Neste âmbito, no dia 1 de junho de 2018, foram assinados quatro protocolos de cooperação, entre a CMA e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Cacilhas e da Trafaria, Âncora – Associação de Nadadores-Salvadores da Fonte da Telha e NSRS Atlântico – Associação de Nadadores-Salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo.
Estes protocolos permitiram aumentar de três para quatro o número de nadadores-salvadores nas praias não concessionadas e de um para três o número de nadadores-salvadores que integram as viaturas do ISN que asseguram a vigilância e socorro nas praias não vigiadas.
Apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil
Todas as entidades envolvidas na vigilância e segurança das praias do concelho estiveram equipadas com rádios fornecidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, com um canal dedicado a esta operação, o que facilitou o trabalho em rede.
Balanço do Praia Protegida 2018
23 de outubro (terça-feira)
14h30
Posto Municipal de Turismo
Frente Urbana de Praias, Costa da Caparica