59 Anos de Transpraia
O Diário de Notícias recordou a sua edição de 29 de junho de 1960 que assinalava a inauguração do Transpraia, “o comboiozinho da Costa”, como lhe chamou então. Pode ler a versão original clicando aqui.
“Não vá a pé pelo areal porque anda pouco e mal”. Foi com este mote que se lançou o Transpraia, o pequeno comboio que, ainda hoje, liga as praias da Costa da Caparica.
Como é nosso costume, transcrevemos aqui o texto para referência futura.
O transporte foi inaugurado a 29 de junho de 1960, numa cerimónia que fez a primeira página do jornal do dia seguinte e que, segundo a reportagem de então, contou com muito público, foguetes e a música da banda da Casa dos Pescadores.
“Foi na verdade uma festa popular a inauguração dos comboios Transpraia que desde ontem começaram a rodar na bonita praia da margem sul do Tejo. A curiosidade, o bulício, o colorido, a singeleza das ornamentações, a alegria reinante, constituíram elementos principais a marcar auspiciosamente o início de um melhoramento a todos os títulos de referir não só pelo que significa de atividade louvável como também pelas vantagens que no futuro pode oferecer à região”, escrevia então o jornal.
O futuro, no entanto, seria marcado por altos e baixos, tendo a empresa sofrido um revés em 2007, quando o programa Polis transferiu o comboio do centro da Costa para Praia Nova, “o que afastou muitos clientes, campistas que o utilizavam para vir à cidade e especialmente idosos que têm dificuldade em caminhar na areia até ao novo terminal”, segundo se lê no site oficial do Transpraia.
“Muitos dos veraneantes desconhecem que o Transpraia ainda existe e a falta de visibilidade tem sido cruel para o Transpraia, que continua a lutar pela sobrevivência”, acrescenta-se.
Mas quem o utiliza gosta. O pequeno comboio tem uma avaliação de quatro estrelas no TripAdvisor, com 83% dos utilizadores a classificarem-no como “Excelente” ou “Muito bom”.