Congresso de História Local
Nos dias 15 e 16 de outubro, Almada recebe o IV Congresso de História Local, no Auditório Osvaldo Azinheira – Cineteatro da Academia Almadense.
Neste encontro será dinamizada a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas no domínio da história local, assim como os desafios na contemporaneidade. Serão, igualmente, partilhadas experiências no contexto da investigação e valorização da história e memória coletiva e individual, de uma região ou comunidade.
Em destaque estará a História Local de Almada, com a apresentação de temas como a A Arte-xávega na Costa da Caparica, O planeamento urbano em Almada, Um «pequeno» estaleiro naval no Ginjal nos anos 20 do século XX, O movimento associativo na cidade de Almada ou O contributo da arqueologia para o estudo da história local.
No dia 15 de outubro, pelas 12h45, será apresentado o livro Oposição ao Estado Novo no Concelho de Almada, de Paulo Jorge, que analisa a resistência ao Estado Novo no concelho de Almada entre 1933, data da constitucionalização do regime, e 1958, com o término da campanha de Humberto Delgado, tanto do ponto de vista político como cultural.
Estão ainda previstas visitas guiadas às exposições Pórtico de Identidade. A Lisnave em Almada (Museu Naval) e Almada: Um território em seis ecologias (Museu da Cidade), e um percurso guiado pelo núcleo antigo de Almada passando pelos seus locais mais emblemáticos e terminando com mostra documental no Arquivo Histórico Municipal.
O IV Congresso de História Local é organizado pelo Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
IV Congresso de História Local 15 e 16 de outubro Auditório Osvaldo Azinheira Cineteatro da Academia Almadense Rua Capitão Leitão, 64 – Almada Inscrições: Até 12 de outubro 5 € | Gratuito para estudantes e reformados. Para o programa completo, CLIQUE AQUI. |