Mário Silva Neves prepara novo livro
O autor caparicano Mária Silva Neves está na fase final de preparação de um novo livro. Desta vez será um trabalho autobiográfico que procura cobrir o seu rico e variado percurso de vida.
Mário Silva Neves publicou dois livros sobre a Costa da Caparica, “Costa da Caparica no Areal dos Tempos” e “Tu, Costa Minha! O passado e o presente”, reflexo das suas vivências, de testemunhos recolhidos, mas também de pesquisa documental em arquivos nacionais. Publicou também um livro de poemas. Porém, consagrou-se igualmente como pintor, com diversas exposições em Portugal, incluindo na Gulbenkian, em 1961, e noutros países, nomeadamente no Canadá, onde residiu vários anos. Mas não acaba aqui. Exímio fadista, ganhou o V Concurso de Fados da INATEL, com um fado original da sua autoria, um entre muitos.
Este novo projeto editorial autobiográfico parece-nos da maior importância. Autores como Mário Silva Neves podem transportar-nos num contínuo temporal da Costa da Caparica desde os tempos, nas palavras do autor, “de miséria”, anterior à massificação do “banhismo”, até aos dias de hoje. A história desta geração que atravessou dificuldades que nos são difíceis de imaginar no presente, constitui um espólio valioso para nós e, sobretudo, para as gerações vindouras que não terão oportunidade – como nós temos – de conhecer pessoalmente estes testemunhos.
Por exemplo, só a tormentosa e labiríntica epopeia do autor para conseguir um simples passaporte – suficiente para um excelente filme! – nos nossos tempos modernos em que basta pedi-lo, faz-nos reavaliar a importância do que hoje consideramos coisas simples e garantidas.
Nas conversas que temos mantido com Mário Silva Neves tem germinado a ideia de um espetáculo no Auditório sobre a sua vida e os seus fados. A verdade é que este caparicano é tio de um dos mais promissores fadistas da nossa terra.