Remoção da cobertura de fibrocimento na Escola do Feijó
Esta quarta-feira, dia 17 de novembro, será retomada a atividade letiva em regime presencial na Escola Básica da Alembrança, após terem sido verificados todos os procedimentos de segurança e a avaliação da qualidade do ar no local. A remoção das restantes coberturas de fibrocimento será realizada durante a pausa letiva, entre os dias 26 de novembro e 1 de dezembro.
No passado sábado, dia 13 de novembro, teve início a empreitada de remoção da cobertura de fibrocimento na Escola Básica da Alembrança, no Feijó. No decorrer dos trabalhos, veio a verificar-se uma maior complexidade na remoção e transporte dos canaletes removidos da cobertura. Foram, de imediato, acionados os procedimentos de segurança, incluindo a deslocação da ACT ao local.
Tendo sido considerado que era necessário um reforço das condições de segurança, a DGESTE determinou o encerramento temporário do estabelecimento de ensino, passando a atividade letiva para regime não presencial. Esta medida foi tomada de forma a proteger toda a comunidade escolar.
Esta quarta-feira, dia 17 de novembro, será retomada a atividade letiva em regime presencial na Escola Básica da Alembrança, após terem sido verificados todos os procedimentos de segurança e a avaliação da qualidade do ar no local, por entidade certificada, garantido que estão reunidas todas as condições para a reabertura deste estabelecimento escolar.
A empresa responsável pela obra submeterá à ACT a alteração do plano da remoção do fibrocimento e a nova intervenção irá decorrer durante a pausa letiva entre os dias 26 de novembro e 1 de dezembro.
Só os trabalhos de colocação da nova estrutura na área já removida serão prosseguidos nos próximos dias, sendo eles compatíveis com o normal funcionamento da atividade escolar.
A Câmara Municipal de Almada esclarece que este incidente ocorreu numa obra no âmbito de uma empreitada de grande envergadura, reforçando a sua extrema importância para todo o município e para toda a comunidade escolar.
A remoção de todas as coberturas de fibrocimento com amianto nas escolas de Almada será realizada em tempo recorde, graças ao protocolo com o Governo há muito esperado, estando já concluída a intervenção em seis escolas, num total de 15 estabelecimentos de ensino. Tal só é possível com o trabalho incansável e esforço redobrado de todos os funcionários da Câmara Municipal de Almada e entidades parceiras do projeto.
A Câmara Municipal de Almada reforça, ainda, que todas as intervenções em curso irão continuar a decorrer de acordo com as normas de segurança determinadas pela lei, com o acompanhamento em permanência da Câmara Municipal e das entidades de fiscalização contratadas para o efeito e em articulação com as direções dos estabelecimentos escolares envolvidos, de forma a assegurar e garantir todas as condições de saúde da comunidade escolar.